Câmara Municipal de Feira de Santana presta duas homenagens em uma sessão: Comenda Maria Quitéria e Título de Cidadania

Uma sessão, duas homenagens. Foi assim na noite da  terça-feira (16/03/2016),  na Câmara Municipal de Feira de Santana, que concedeu a Comenda Maria Quitéria a Joemar Rios de Oliveira e o Título de Cidadão Feirense a Dário Alves Mascarenhas. A iniciativa foi do vereador Isaías dos Santos, que ao cumprimentar os convidados que prestigiaram a sessão apresentou a trajetória dos homenageados.

Em seu discurso de saudação, Isaías destacou a importância das honrarias e os critérios de escolha dos contemplados. Ele disse que Joemar Rios nasceu em Mairi (BA) e veio para Feira de Santana os 18 anos, concluindo aqui o ensino médio, depois o curso de técnico em Logística, é policial militar, estudante de Direito e escritor premiado pelas publicações “O Filho Sábio” e “Imagine na Copa”.

O vereador apresentou José Dário Mascarenhas, natural de Iguapé (SP), trazido para a cidade com apenas alguns meses de vida, “tornando-se um cidadão feirense de fato, título que agora tem por direito”, conforme frisou. Atualmente,  o mesmo preside a Igreja Missionária Templo de Adoração e da Convenção das Igrejas Apostólicas na Bahia e vice-presidente nacional da CIDIEB. É também compositor e cantor Gospel.

O discurso de Joemar Rios foi em tom de gratidão: à Câmara Municipal, pela concessão da comenda, aos companheiros da PM, aos amigos escritores e à família. Ele falou sobre a importância de Maria Quitéria, que definiu como “uma guerreira militar” e dedicou a honraria a todos os escritores baianos e feirenses, afirmando que “a Literatura é a arte mais que perfeita”.

Professor, José Dário não se limitou à sala de aula. Antes de se tornar missionário, foi desportista e acumulou medalhas. Músico participa de festivais de música gospel. “Deus me presenteou durante a minha vida para me tornar o homem que sou”, disse emocionado. Agradeceu à família, e falou, com orgulho, de suas incursões pelo mundo das artes, principalmente a música e a poesia. Em sua homenagem, a sessão foi encerrada com apresentação da cantora Manu Bispo.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo 1º vice-presidente do Legislativo, vereador Roque Pereira, que conduziu os trabalhos; o secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Sérgio Carneiro, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho; e os homenageados Joemar Rios e Dário Mascarenhas, ao lado de suas respectivas esposas, Mara Denise Mello Silva e Yane da Silva Ferraz Mascarenhas.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br