Ampliada presença planejada de árvores e plantas na paisagem urbana de Feira de Santana

Intervenções estão sendo executadas pelo Departamento de Áreas Verdes de Feira de Santana.

Intervenções estão sendo executadas pelo Departamento de Áreas Verdes de Feira de Santana.

Os benefícios proporcionados pela presença planejada das árvores e das plantas na paisagem urbana de Feira de Santana aumentam em todas as direções. O projeto desenvolvido pelo Departamento de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) contempla a reconfiguração do viaduto Portal do Sertão I ( conhecido como viaduto do cajueiro) e suas alças, até a praça Jackson do Amauri, formando ao longo da avenida Presidente Dutra, uma alameda com 3.400 metros de extensão, onde o plantio de palmeiras de várias espécies, vem melhorando a aparência do trecho de ligação entre a BR-324 no sentido da BR-116/Sul.

“Faço caminhadas constantes por aqui e só te nho que aplaudir o projeto que torna a cidade bem mais agradável, principalmente prá nós que costumamos andar a pé”, revela o comerciante Antônio Epaminondas.

Os efeitos estéticos obtidos pela utilização de blocos paisagísticos com ajardinamento, utilizando plantas ornamentais, chegam também ao Complexo Viário Dr. Miraldo Gomes (rotatória da Cidade Nova).

“As plantas e áreas verdes em geral têm o poder de modificar os ambientes, mexe com o estado de espírito, é o que está se vendo aqui, ficou bacana”, comenta bem humorado, o motorista José Arnaldo.

Os efeitos psicológicos das plantas, das flores e das árvores, que crescem bem cuidadas e bonitas, não ocorrem por acaso. Segundo o diretor de Áreas Verdes da Sesp, Deodato Peixinho, “o trabalho foi projetado levando em consideração as formas, o volume, as cores e textura da vegetação, concebendo essas áreas, com a devida valorização da flora nativa”, pontuou.

Um bom exemplo é a escolha de espécies resistentes à estiagem. Segundo Peixinho, “nos períodos de seca na região isso nos ajuda a economizar água, pois são variedades que não exigem muita molhação”, explica. A grama complementa o novo paisagismo. Em pouco tempo foram plantados mais de 30 mil metros quadrados.

Além do viaduto Portal do Sertão I (Cajueiro) e a rotatória do bairro Cidade Nova (Portal II), o projeto de Àreas Verdes abrange ainda o viaduto da BR- 116/Sul (Portal- III), Viaduto do Tomba (Portal-IV) e o Portal-V que se desenvolve ao longo da avenida Nóide Cerqueira.

Quem passa por essas vias a pé ou de carro, em pouco tempo vai poder contemplar um novo paisagismo onde a beleza é tão importante quanto a utilidade das plantas.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br