Agropecuária apresenta crescimento e incrementa atividade econômica baiana

Setor agropecuário apresenta crescimento.

Setor agropecuário apresenta crescimento.

Destaque no incremento da atividade econômica baiana, a agropecuária apresentou alta de 6,8% no ano de 2015, em relação a 2014. Esse crescimento se deu por conta do bom desempenho de algumas das principais cadeias produtivas do Estado, com destaque para a produção de grãos, que obteve expansão de 40,6% da soja; 22,3% do feijão; e 8% do café. Para garantir que esse crescimento chegue até a indústria de transformação, a Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri) apoia a agroindustrialização no Estado, através do fomento à política de atração de investimentos. “A meta é agroindustrializar a produção baiana, agregando valor ao produto, e ao nosso potencial agrícola. A safra de grãos do oeste, por exemplo, confirma a força produtiva do agronegócio do Estado, reconhecida em nível nacional e internacional”, ressaltou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

O secretário Vitor Bonfim ressalta que “além das diversas agroindústrias já atraídas para a Bahia, assinamos recentemente protocolo de intenções com a Indústria e Comércio de Óleo de Mamona LTDA (OLMA), para se instalar no território de identidade de Irecê, município de Lapão, valorizando o potencial local na produção deste oleaginoso. “A Bahia é responsável por 90% da mamona que é produzida no Brasil, e vamos potencializar essa cultura com a atração da OLMA para o Estado. Além da agregação de valor ao produto, a agroindustrialização amplia a geração de emprego e renda, e reduz as desigualdades regionais e sociais”, concluiu Bonfim.

A agroindustrialização potencializa a agropecuária baiana, que ocupa primeiro lugar no ranking de produção de diversas culturas agrícolas como o coco, manga, sisal, cacau, guaraná, mamona, mamão e maracujá.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br