Acordo entre Brasil e Japão garante investimentos para a Bahia

Acordo entre Brasil e Japão garante investimentos para a Bahia.

Acordo entre Brasil e Japão garante investimentos para a Bahia.

O secretário da agricultura, Vitor Bonfim, e o vice-governador, João Leão, participaram na manhã desta segunda-feira (29/02/2016), em Palmas (TO), do evento Diálogo Brasil-japão: Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos. O evento foi marcado pela assinatura de um acordo de cooperação  entre Brasil e Japão que garante investimentos na região de Matopiba, a nova fronteira agrícola brasileira situada nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Na ocasião, o secretário Vitor Bonfim ressaltou o potencial agrícola da principal região que compõem o território do Matopiba na Bahia. “A safra do Oeste da Bahia confirma a força produtiva do agronegócio baiano, reconhecida em nível nacional e internacional. No algodão, consolida-se como segundo maior produtor nacional, e sua alta qualidade é plenamente reconhecida. Na oleaginosa e no milho, tornou-se o principal fornecedor do Norte e do Nordeste”, afirmou o secretário.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, destacou o potencial agrícola brasileiro, especialmente do Matopiba, com sucessivas safras recordes de grãos. “Podemos contribuir para a garantia alimentar no mundo, por meio da ampliação das exportações dos produtos agropecuários, e o Japão é um dos mercados prioritários”. Em 2015, o Brasil fez negócios da ordem de 9,7 bilhões de dólares com os japoneses.

Para os próximos 10 anos, de acordo com projeções realizadas pela Associação de agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), será possível dobrar a produção nas principais culturas, desta forma , a expectativa é de o Estado da Bahia se consolide como o grande  fornecedor – e também beneficiador – de matérias-primas agrícolas.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br