Universidade Estadual de Feira de Santana faz conservação preventiva no Museu Casa do Sertão

Fachada do Museu Casa do Sertão, em Feira de Santana.

Fachada do Museu Casa do Sertão, em Feira de Santana.

O Museu Casa do Sertão, localizado no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), estará com atendimento ao público suspenso às segundas-feiras, pela manhã. O motivo é a realização da chamada conservação preventiva, necessária para evitar a degradação do acervo.

A conservação preventiva compreende uma rotina de trabalho permanente e periódica nos espaços expositivos e na reserva técnica, conforme salienta a diretora do Museu, Cristiana Barbosa. Uma das ações habituais realizadas pela equipe é a higienização mecânica dos objetos expostos, que consiste na limpeza cuidadosa de cada peça.

Esta programação não altera o funcionamento da Biblioteca Setorial Monsenhor Galvão (BSMG), que funciona no mesmo prédio.

O acervo do Museu Casa do Sertão dispõe de, aproximadamente, 980 peças em exposição, confeccionadas com os mais diferentes materiais e técnicas, o que demanda a adoção de medidas preventivas diferenciadas. “A adoção da conservação preventiva reforça o papel do Museu de preservar os conjuntos e coleções sobre a memória histórica e cultural de Feira de Santana e região sertaneja, permitindo a valorização do papel social desempenhado pelo seu povo”, afirmou Cristiana Barbosa.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br