Tabocas do Brejo Velho terá a maior usina de energia solar da América Latina

Enel Green Power investe em energia solar no município de Tabocas do Brejo Velho.

Enel Green Power investe em energia solar no município de Tabocas do Brejo Velho.

A cidade de Tabocas do Brejo Velho, na Bahia, vai receber a maior instalação de usina de energia solar da América Latina. O projeto começou a ser implementado pela Enel Green Power Ituverava Norte Solar S.A., em dezembro de 2015. Estima-se que terá capacidade de produzir 500 GWh por ano e que comece a gerar energia em meados de 2017.

Ela é avaliada como uma das maiores usinas de energia solar da empresa Enel Green Power. A finalidade do projeto é contribuir com geração de energia, suprindo a demanda constante de energia elétrica no país. Estimativas indicam aumento da taxa média de demanda de 4% ao ano, até 2020.

O diretor da empresa Michael Scandellari informa que o projeto é uma oportunidade porque o Brasil tem um mercado com perspectivas de crescimento “muito significativas” a médio e longo prazo. “Iniciar nossos negócios com a construção da maior usina fotovoltaica no país é uma conquista que nos enche de orgulho e demonstra a importância que o Brasil terá para nós”, disse.

O município

A história do Município de Tabocas do Brejo Velho tem início com o povoamento por índios tupiniquins, primeiros habitantes do território. Inicialmente, o povoado Tabocas, criado em 1962, era parte do território do distrito de Mariquita, tendo sido desmembrado do município de Angical, que até 1828 pertencia à Província de Pernambuco.

O topônimo do município é derivado do nome de um riacho da região, acrescido de Brejo Velho, por existência de brejos na região.

*Com informações do Portal Vermelho.

Outras publicações

Deputado Eduardo Salles propõe projeto de lei para regulamentar a vaquejada na Bahia O deputado estadual Eduardo Salles entregou Projeto de Lei para regulamentar a vaquejada como prática desportiva e cultural, além de instituir medida...
Fundação Pedro Calmon promove leitura e memória da Bahia Nesta quarta-feira (22/12/2010), a Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), realiza dois importantes lançamen...
Eleições 2014 – Bahia | Alvo de calúnia e difamação, Rui Costa move ação penal contra Paulo Souto Rui Costa explica que o departamento jurídico da coligação Pra Bahia Mudar Mais apresenta argumentos de que o ataque a honra foi algo abjeto, por iss...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.