Senadora Lídice da Mata ressalta importância do Projeto Axé: “Inspirou o Cidade Mãe”

Projeto Axé.

Projeto Axé.

Em visita à sede do Projeto Axé, nesta sexta-feira (12/02/2016), no Pelourinho, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) destacou a importância da iniciativa do ítalo-baiano Cesare La Rocca e disse que ela foi uma das inspirações para a concepção do Cidade Mãe, programa de inclusão social implantado na prefeitura de Salvador em meados dos anos de 1990.

Lídice aproveitou para entregar pessoalmente a La Rocca a Comenda Dom Helder Câmara, uma das principais honrarias do Senado Federal, pelos serviços prestados às crianças e adolescentes soteropolitanos em situação de risco. A solenidade formal ocorreu em Brasília, em dezembro do ano passado. “Tenho orgulho de ter trabalhado no Projeto Axé em 1992 e levado a experiência daqui para o (Programa) Cidade Mãe”, destacou.

Fundado em 1990, o Projeto Axé atua por meio da arte-educação na capacitação de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Graças a esse projeto, milhares de pessoas ganharam uma profissão e muitos dos jovens negros da periferia da nossa cidade deixaram de servir ao crime e de serem mortos”, disse a parlamentar baiana.

Idealizador do Projeto Axé, Cesare La Rocca, agradeceu o apoio da senadora e disse que Lídice é um orgulho para a classe política que vive um momento ruim. “Eu ainda acredito nas pessoas de boa vontade, que vão à luta para apoiar o resgate dos seres humanos que mais precisam”, disse La Rocca.

Sobre o projeto –  Criado para ser um espaço educativo para os filhos e as filhas da exclusão, o Axé estimula permanentemente os jovens a construírem um projeto de vida renovador, onde eles se reconheçam não apenas como sujeitos de direto, mas também, sujeitos de desejo.

Desde a sua fundação, mais de 15 mil crianças e adolescentes passaram pelo projeto. Atualmente o Axé assiste 1.547 crianças e jovens dos 5 aos 21 anos de idade, onde aproximadamente 40% são meninas. Através do processo educativo e artístico o Axé luta para tirar seus assistidos do abuso sexual e de trabalho.

Outras publicações

Obra inacabada do Metrô de Salvador foi superfaturada Esquema criminoso montado por empreiteiras para driblar os processos de concorrência e repartir contratos “por fora” prevê também o superfaturamento d...
Eventos continuam movimentando turismo da Bahia no 2º semestre Depois da Stock Car, que trouxe mais de oito mil pessoas para Salvador, no final de semana, a cidade agora se prepara para receber grandes eventos nas...
Renato Teixeira e Chico Teixeira apresentam show ‘Pai e Filho’ na Caixa Cultural em Salvador Chico Teixeira apresenta show na Bahia. A Caixa Cultural Salvador apresenta, de 16 a 19 de julho de 2015, de quinta a sábado às 20h, e domingo, às 1...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br