Secretaria da Saúde combate uso de agrotóxico no Centro de Abastecimento de Feira de Santana

Ação educativa resultou na notificação de comerciantes de bananas.

Ação educativa resultou na notificação de comerciantes de bananas.

Uma ação conjunta liderada pela Secretaria Municipal de Saúde no Centro de Abastecimento de Feira de Santana, na noite desta terça-feira, (02/02/2016), mediante denúncia da utilização de produto químico para acelerar o amadurecimento de bananas, resultou na notificação de alguns comerciantes encontrados no local. Conforme a denúncia, as substâncias estavam sendo aplicadas de modo clandestino e com outra finalidade.

Prepostos da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Abad) esclareceram sobre os perigos que os agrotóxicos causam à saúde de quem os manipulam quanto para os consumidores que vão ingerir a fruta. “Todo agrotóxico tem potencial cancerígeno grande”, alertou o médico da Divisa, Erivaldo Nogueira.

“A nossa preocupação é com a saúde de vocês, dos consumidores, bem como das pessoas que circulam por aqui, já que podem inalar o produto químico”, acrescentou. Os agrotóxicos podem causar danos neurológicos e dermatológicos.

O engenheiro agrônomo e fiscal da Adab, Orliz Santana, disse que a aplicação de ethrel – substância apontada pelo denunciante – somente é liberada pelo Ministério da Agricultura para indução floral do abacaxi e para acelerar a maturação da cana-de-açúcar.

“Aqui no Centro de Abastecimento, conforme denúncia, ele está sendo utilizado de modo clandestino, pois está sendo aplicado para induzir o amadurecimento de bananas”. De acordo com o engenheiro agrônomo todo agrotóxico para ser liberado leva pelo menos dez anos de pesquisas.

“Antes de passar pelo registro do Ministério da Agricultura, essas substâncias são submetidas a testes toxicológicos do Ministério da Saúde”.

De acordo com os técnicos de ambos os órgãos, outras ações de fiscalização deverão ocorrer no entreposto comercial. Se for constatado o uso de agrotóxico será aplicada multa para a pessoa responsável pela mercadoria. A ação educativa desta terça-feira contou com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Outras publicações

Câmara Municipal de Feira de Santana aprova requerimento para sessão itinerante no Bairro Tomba Vereadores de Feira de Santana aprovam requerimento para sessão itinerante no Bairro Tomba. Foi aprovado por unanimidade dos edis, na manhã desta se...
Campanha contra a paralisia infantil é realizada em Feira de Santana Crianças também serão imunizadas contra o sarampo, caxumba e rubéola. Em Feira de Santana 39 mil crianças deverão ser vacinadas contra a poliomielit...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 4 de maio de 2011 Micareta foi do povo Com camarotes vendidos  a novos ricos, jovens  e algumas empresas, assim como, com vários sem ser comercializados e o numero de ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br