Salvador: Neojiba realiza audições públicas no TCA

Apresentação da Neojiba no Teatro Castro Alves, em Salvador.

Apresentação da Neojiba no Teatro Castro Alves, em Salvador.

Entre os dias 17 e 24 de fevereiro de 2016 (quarta-feira), adolescentes e jovens de várias partes do estado participam das audições públicas do NEOJIBA, programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. O Teatro Castro Alves acolhe a seleção dos novos integrantes da Orquestra Castro Alves e do Coro Juvenil em 2016 – duas das principais formações musicais do programa NEOJIBA.

O processo seletivo para ambos os grupos foi aberto na primeira quinzena de Fevereiro, a partir de edital público divulgado no site www.neojiba.org e das redes sociais do programa. O Coro Juvenil abriu vaga para adolescentes e jovens entre 13 e 25 anos. Já a Orquestra Castro Alves recebeu inscrições para todos os interessados com até 25 anos.

Os selecionados nas Audições Públicas presenciais terão uma rotina regular de ensaios, que acontecem de segunda à sexta, no Teatro Castro Alves. Os que demostrarem aptidões pedagógicas poderão participar de um segundo edital interno, que irá definir quem serão os multiplicadores do programa NEOJIBA durante o ano de 2016.

Núcleos

Os multiplicadores são responsáveis pela disseminação do modelo social e pedagógico do programa nos sete Núcleos de Prática e Formação Orquestral e Coral. Estes Núcleos oferecem ensino musical através da prática orquestral e coral, criam e coordenam grupos autônomos de orquestra e coro, e realizam um trabalho de mobilização comunitária para promover a difusão e o acesso à música.

O programa NEOJIBA conta com Núcleos na Península de Itapagipe, no Bairro da Paz, Liberdade e no Complexo Nordeste de Amaralina. No interior do Estado, foram criados núcleos nos municípios de Simões Filhos, Porto Seguro e Feira de Santana. Através de uma ampla rede de parceiros locais, os multiplicadores do NEOJIBA também atuam em dez bairros da capital com Bases Comunitárias de Segurança e 21 cidades do interior do Estado.

Sobre o NEOJIBA – Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br