Salvador é a capital brasileira onde há o menor investimento em saúde do Governo Federal, afirma vereador Leo Prates

Salvador é a capital brasileira onde há o menor investimento em saúde do Governo Federal.

Salvador é a capital brasileira onde há o menor investimento em saúde do Governo Federal.

O líder do DEM e vice-líder do Governo na Câmara Municipal de Salvador, Leo Prates, afirma que o “Governo Federal está cometendo uma perseguição à gestão municipal; comprovada através de matéria do Fantástico deste último domingo (28/02/2016) sobre a aplicação de recursos da saúde em todo o país”. Segundo Prates, “o repasse do Governo federal para a saúde em Salvador é de R$ 0,59 per capita; sendo o menor do Brasil. Além disso, na contramão da municipalização dos sistemas de saúde, o Governo Federal faz os repasses para o Governo Estadual e esses repasses deveriam ser transferidos diretamente para o Município”.

Segundo Prates, “esta perseguição prejudica a população de Salvador; principalmente as pessoas de baixa renda; que dependem da saúde pública”. Enquanto isso, afirma Prates, “a gestão do prefeito ACM Neto investe mais que o piso constitucional (15%) em saúde. Os investimentos na saúde municipal perfazem um total de 19 % do Orçamento da Prefeitura. Enquanto isso, a gestão do governador Rui Costa investe somente 12 % do Orçamento em saúde. Além disso, a gestão do prefeito ACM Neto irá construir o primeiro hospital municipal da história de Salvador”.

A reportagem exibida no Programa Fantástico no Fantástico, com base em um estudo inédito feito pelo Conselho Federal de Medicina, junto com a ONG Contas Aberta informa que Salvador é a capital onde há menos investimento em saúde do país. “A Prefeitura está fazendo a sua parte. Entretanto, o Governo Federal e Estadual não investem na saúde pública na terceira maior capital do Brasil; discriminando assim; além da gestão municipal; os soteropolitanos”, afirma Prates.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br