Salvador: atrações culturais movimentam Casa do Benin no pós-Carnaval

Exposição 'Deus dos dois Mundos'.

Exposição ‘Deus dos dois Mundos’.

Música, curso e exposições são oferecidos até o fim deste mês no espaço administrado pela FGM no Pelourinho, em Salvador. Após o período de festas populares, a Casa do Benin, administrada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) no Pelourinho, volta com uma programação especial até o fim deste mês de fevereiro. As atrações englobam capoeira, samba de roda, maculelê, dança afro, curso de bordado, além do ensaio da Orquestra Afro Sinfônica, exposição permanente de Pierre Verger e a exposição Deus dos Dois Mundos com esculturas de orixás e santos católicos, integrantes do acervo do Museu da Cidade.

Contemplada pelo edital Arte Todo Dia – Ano II, o projeto gratuito Mama África tem como intuito contribuir com o processo de difusão e valorização da cultura negra e do negro em Salvador e desenvolve aulas de capoeira todas as terças e quintas, às 19h30. Nesta terça e quinta-feiras (16 e 18 de fevereiro de 2016), às 19h, acontece a apresentação de samba de roda e nos próximos dias 23 e 25 é a vez do maculelê ser apresentado ao público, às 19h.

Já nos dias 17, 19, 24 e 26, das 9h às 11h30, serão realizadas as aulas de dança afro do projeto do curso de férias da Ufba para professores da Fundação Cultural da Bahia. No último dia (26), a atividade estará aberta para as jovens da comunidade do Pelô. No dia 24, a Orquestra Afro Sinfônica abre o ensaio para o público gratuitamente, a partir das 19h.

Espaço Jêje

Nagô, o Curso de Bordado Barafunda retoma suas atividades, com aulas às quintas-feiras, das 14h às 17h. A atividade é ministrada pela professora Ekede Itana e o valor é de R$ 40.

Exposições

Duas exposições podem ser conferidas na Casa do Benin pela população, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Uma delas é a Deus dos Dois Mundos, com esculturas de orixás e santos católicos que fazem parte do acervo do Museu da Cidade. Outra opção é visitar a exposição com o acervo permanente da casa, composto por artigos oriundos de mercados populares e centros de artesanatos do Benin, garimpados pelo antropólogo, sociólogo e fotógrafo francês Pierre Verger.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br