Projeto Mãos que Previnem orienta estudantes em Itabuna

Projeto Mãos que Previnem orienta estudantes em Itabuna.

Projeto Mãos que Previnem orienta estudantes em Itabuna.

Educar, conscientizar, estreitar os vínculos entre polícia e escola, conhecer a comunidade local e suas reais necessidades, bem como reduzir a incidência de jovens no mundo do crime. Esses são os objetivos do projeto Mãos que Previnem, iniciado nesta terça-feira (23/02/2016), pela Base Comunitária de Segurança (BCS) Itabuna, localizada no bairro Monte Cristo.

O projeto, que tem duração de quatro semanas e atende cerca de 200 alunos do ensino fundamental, com idades entre 5 e 9 anos, é realizado na Escola Municipal Verdes Campos, na Ong Padre Tonucci e no Grupo Escolar Amélio Cordier. Os alunos participam de atividades educativas, lúdicas e de conscientização.

Policiais da BCS, numa linguagem acessível às crianças e no contexto social em que elas vivem, abordam temas como Polícia Amiga, direitos fundamentais e deveres, drogas e seus efeitos, violência nas escolas, higiene e saúde, relacionamento familiar.

Mudança de comportamento

A vice-diretora da Escola Municipal Verdes Campos, Duzi Darli Pereira Matos, ressaltou que percebe uma mudança no comportamento dos alunos, “com a diminuição da agressividade, a valorização da família e da escola, evitando cair no mundo da marginalidade, que é uma coisa bem próxima da realidade dessas crianças. Essa é uma oportunidade para que eles possam trilhar um novo caminho”.

O soldado PM Lucas Curvelo, da Base Comunitária do Monte Cristo, que participa do projeto, afirma que “é gratificante poder contribuir para integrar ainda mais a polícia com a comunidade, incutindo nas crianças noções de cidadania. É preciso que as crianças passem a ver a polícia como uma instituição amiga, que existe pra combater o crime e proteger a população”.

Para a comandante da Base Comunitária de Itabuna, tenente PM Heidilane Nascimento, “o projeto é uma ação preventiva, orientando as crianças sobre seus direitos e deveres, aproximando os pais das escolas e mostrando que eles também têm responsabilidades no processo de formação dos filhos”. Ainda de acordo com Heidilane, “a Base Comunitária tem esse foco na prevenção, promovendo e apoiando ações que melhoram a qualidade de vida da população”.

Sobre a BCS

Implantada no dia 21 de setembro de 2012, a Base Comunitária de Segurança de Itabuna, localizada no bairro de Monte Cristo, que integra o programa estadual Pacto pela Vida, é uma ferramenta de policiamento comunitário. O objetivo é promover a convivência pacífica em localidades identificadas como críticas, melhorando a integração das instituições de segurança pública com a comunidade local e reduzindo os índices de violência e criminalidade. Sua atuação abrange os bairros Monte Cristo, Antique, Santa Inês e Pedro Fontes.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br