Projeto doa livros e incentiva a leitura em escolas públicas

projeto 'Ler é Bom, Experimente!' promove educação através da leitura.

projeto ‘Ler é Bom, Experimente!’ promove educação através da leitura.

Há quinze anos o projeto ‘Ler é Bom, Experimente!’, vem realizando o grande sonho de professores e educadores: alunos leitores! No projeto, aplicado em escolas públicas em todo o país, cada aluno recebe um livro e após a leitura, discussão dos temas e realização de atividades, desenvolve textos com possibilidade de tê-los publicado em uma coletânea dos melhores textos produzidos pelos estudantes participantes do projeto.

Dirigido a alunos da rede pública de ensino, o projeto de incentivo à leitura, beneficiará 28 mil alunos de 240 escolas em 2016. O trabalho consiste na doação de livros e desenvolvimento de atividades, a partir da leitura, por estudantes do 3º ano do ensino fundamental até o ensino médio.

Para fazer a inscrição, o educador interessado deverá entrar no site www.projetosdeleitura.com.br e efetuar um cadastro informando seu interesse. Poderão se inscrever escolas públicas de todo o país, a partir de março de 2016 e as inscrições estarão abertas até o preenchimento das vagas. A escola será responsável pela despesa de transporte dos materiais, cujo valor será calculado no próprio site do projeto.

As escolas inscritas receberão de 38 a 114 livros de autoria de Laé de Souza, além de material de apoio como folhas pautadas para redação, questionários e, ainda, uma cartilha pedagógica para auxiliar os professores participantes na execução das atividades dentro da sala de aula.

Após a realização das atividades sugeridas pelo projeto, tais como: adaptação dos textos para teatro, encenação e discussão dos temas, os alunos respondem a um questionário sobre os livros e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nas personagens. Os autores dos três melhores trabalhos recebem como prêmio outro livro de Laé de Souza.

Outra grande oportunidade do projeto é que os alunos participantes concorrem a ter o seu texto incluído no livro “As melhores histórias dos projetos de leitura” que é editado anualmente com textos produzidos pelos estudantes.

“O estudante sente prazer em participar do projeto motivado pelas atividades, pela empolgação do professor e possibilidade de ter um texto publicado. Para que ele tenha sucesso no seu objetivo é necessário que faça uma boa leitura e compreenda o texto lido. Com isso, muitos descobrem o grande prazer da leitura. Vez ou outra recebo manifestações de jornalistas, advogados, professores dizendo o quanto foi importante na sua carreira ter participado do projeto Ler é Bom, Experimente, quando aluno, o que me deixa muito feliz”, diz Laé de Souza, autor do projeto.

Do projeto “Ler é Bom, Experimente!”, realizado pelo Grupo Projetos de Leitura que é aprovado pelo Ministério da Cultura e tem o patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE pelo nono ano consecutivo, já participaram mais de 3 mil escolas, de várias regiões do Brasil, beneficiando cerca de 500 mil estudantes de escolas públicas.

Livros do Projeto

Em 2016, o Projeto será desenvolvido com a utilização dos livros “Quinho e o seu cãozinho – Acampamento escoteiro” e “Espiando o mundo pela fechadura”.  A escola poderá participar com até três classes, recebendo, como doação, exemplares desses títulos para todos os alunos. Caso a escola possua estudante com deficiência visual poderá solicitar o livro Espiando o mundo pela fechadura – braille.

Sobre o Grupo Projetos de Leitura

O Grupo Projetos de Leitura iniciou seu trabalho em 1998 e tem seus projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, além de contar com o apoio de patrocinadores, parceiros e com o envolvimento dos professores. Com sede em São Paulo, o grupo atua em todo o território nacional desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito da leitura.

Sobre o autor

Laé de Souza, baiano, radicado em São Paulo, é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura e de livros infantis, juvenis e adultos, entre eles: “Acontece”,  “Acredite se Quiser!”, a série “Quinho e o seu Cãozinho”,”Nick e o passarinho falante”, “Sofia – Ser solidário é dez”, “Nos Bastidores do Cotidiano” , “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br