Prefeitos se reúnem para debater consórcio público de saúde da região de Feira de Santana

Prefeitos estiveram reunidos no auditório do Hospital Estadual da Criança. Deputado José de Arimateia acompanhou os debates.

Prefeitos estiveram reunidos no auditório do Hospital Estadual da Criança. Deputado José de Arimateia acompanhou os debates.

Prefeitos, vice-prefeitos e representantes de municípios da região de Feira de Santana, participaram na tarde desta quarta-feira (17/02/2016) de uma reunião, no auditório do Hospital Estadual da Criança (HEC), para apresentação detalhada da implantação e funcionamento do Consórcio Público de Saúde.

Durante o encontro, o Coordenador dos Consórcios de Saúde da Bahia, Nelson Portela, explicou e tirou dúvidas sobre a operação da parceria aos presentes. Caso seja implantada, a policlínica será construída em Feira e atenderá 28 cidades da região. Neste modelo de parceria, o Governo do Estado financia 40% do custeio do consórcio e os 60% restantes é rateado pelos municípios consorciados, proporcionalmente à população.

Participaram da reunião prefeitos e representantes de Anguera, Capela, Conceição do Jacuípe, Ichu, Irará, Mundo Novo, Nova Fátima e Santa Bárbara, que assumiram o compromisso de analisar a proposta. O deputado estadual José de Arimateia também participou da reunião.

Consórcio Público de Saúde

O modelo de Consórcio Público de Saúde é voltado para a ampliação e descentralização de serviços de saúde e reequilíbrio financeiro dos municípios. O objetivo é que as pessoas não precisem mais se deslocar para a capital a fim de fazer exames, mas que eles sejam realizados nas diversas regiões do estado. As policlínicas oferecem consultas médicas em diversas especialidades, exames de imagem, serviços de apoio diagnóstico e pequenas cirurgias.

Na Bahia, já foram formados quatro consórcios: nas regiões de Teixeira de Freitas, com 13 municípios; Jequié, formado por 16 municípios; Irecê, com 18 municípios; e Paulo Afonso, com nove municípios.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br