Prefeito de Feira de Santana afirma que parte das obras do BRT serão concluídas com recursos próprios e que procuradoria do município prepara recurso para suspender decisão judicial

Entrevista coletiva concedida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. Prefeito diz que vai cumprir promessa de campanha e concluir obra no cruzamento das Avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria.

Entrevista coletiva concedida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. Prefeito diz que vai cumprir promessa de campanha e concluir obra no cruzamento das Avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria.

A construção da trincheira no cruzamento entre as avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas, não vai parar. “Ela será concluída com recursos próprios”, afirmou o prefeito José Ronaldo em coletiva nesta quinta-feira (11/02/2016), na Sala de Imprensa Arnold Ferreira da Silva, CEAF (Centro de Atendimento ao Feirense). Os recursos serão provenientes do Tesouro Municipal.

Ele ainda disse que aguarda respostas da Secretaria da Fazenda sobre a viabilidade financeira para a continuidade das construções das estações de embarque e desembarque de passageiros iniciadas ao longo da avenida Getúlio Vargas, bem como o passeio que está sendo construído no canteiro central da Getúlio Vargas. “Mas existe disposição do governo para isso”.

O bem-estar da população, segundo o gestor municipal, foi o que mais pesou pela continuidade. “Queremos agilizar os serviços e reabrir as vias o mais rápido possível, para o povo sentir a importância do que estamos fazendo”, pontuou.

O prefeito também garantiu a realização das obras de uma segunda trincheira, a ser construída entre as avenidas João Durval e Presidente Dutra, como previsto no projeto do BRT.

O município vai continuar os serviços com recursos próprios, enquanto a Procuradoria Geral do Município prepara a defesa visando normalizar os repasses da Caixa Econômica Federal, interrompidos por uma liminar da Justiça Federal, sob alegação de desvio de finalidade.

“Eu tenho muita esperança em que haja uma revisão na decisão judicial. Nós temos o direito e vamos recorrer. Mas enquanto a Justiça não decide, nós vamos continuar as obras”, ressaltou o prefeito.

José Ronaldo disse que a capacidade financeira do município deverá absorver sem maiores transtornos a continuidade do trabalho já iniciado. Ao ser perguntado sobre as demais etapas do projeto BRT – construção das estações na avenida João Durval Carneiro, José Ronaldo esclareceu que para o exercício 2016 as condições financeiras da prefeitura não permitem.

Estiveram presentes secretários municipais, entre eles o de Planejamento, Carlos Brito e vereadores.

Discurso

Antes de conceder a entrevista coletiva, o prefeito discorreu por 40 minutos sobre o processo de desenvolvimento e aprovação do projeto BRT (Sistema de Transporte Rápido por Ônibus). Sem citar nomes, ele teceu críticas aos opositores e disse que em uma sociedade onde a palavra do homem público parece ter pouco valor, ele age, sempre, no sentido de cumprir as poucas promessas que faz.

Sobre a decisão judicial que suspendeu o repasse financeiro das obras do BRT para o Município de Feira de Santana, o prefeito informou que a procuradoria do município e “amigos” da administração municipal preparam recurso judicial com a finalidade de suspender os efeitos da decisão liminar proferido pelo juiz da 3º Vara Federal de Feira de Santana Marcel Peres

O magistrado decidiu liminarmente, na sexta-feira (05/02/2016), pela suspensão do contrato de financiamento do BRT. O contrato foi estabelecido entre a Caixa Econômica Federal e o Município de Feira de Santana.  Os recursos são oriundos do orçamento do Ministério das Cidades.

O áudio

Confira o áudio da entrevista coletiva concedida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho na quinta-feira (11/02/2016), abordando a suspensão judicial dos repasses dos recursos das obras do BRT e as reivindicações da APLB Feira de Santana.

Leia + 

Justiça Federal determina suspensão do contrato de financiamento do projeto BRT estabelecido entre a Caixa Econômica Federal e o Município de Feira de Santana

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br