Obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista são vistoriadas pelo governador Rui Costa

Governador Rui Costa concede entrevista coletiva.

Governador Rui Costa concede entrevista coletiva.

O novo aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, já está com 85% das obras concluídas. Em vistoria ao local, na manhã desta sexta-feira (29/01/2016), o governador Rui Costa afirmou que o equipamento será o primeiro do país a ser concluído e entregue por meio do Plano Nacional de Aviação, anunciado há três anos.

“Em breve teremos a conclusão dos 15% restantes. Após o Carnaval, vamos apresentar a planilha atualizada à Agência Nacional de Aviação e, assim que for autorizada, nós vamos licitar o terminal de passageiros com a aquisição de equipamentos, no valor de R$ 55 milhões”, disse Rui.

Localizado na entrada do povoado de Iguá, com acesso pela BR-116, no sentido Vitória da Conquista/Rio de Janeiro, o equipamento terá uma pista de pouso e decolagem com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, pátio para aeronaves, taxiway, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno, acessos viários internos e seção contra incêndio.

Segundo o governador, o aeroporto terá capacidade para atender 800 mil passageiros por ano, dobrando o fluxo do equipamento atual, e poderá ainda ser ampliado de acordo com a demanda. “A pista terá 2.100 metros de comprimento por 45 de largura, podendo chegar a 3 mil metros, como a de Salvador. Esta obra está sendo concluída sem nenhum aditivo, dentro do que foi orçado”, afirmou Rui.

Um convênio celebrado neste mês entre o Governo da Bahia e a Secretaria da Aviação Civil prevê também a aquisição e instalação dos equipamentos de auxílio à navegação, complemento da cerca operacional, reservatórios de água, iluminação de via de contorno, mobiliários, iluminação do pátio de aeronaves e implantação de rede de telecomunicações.

Acessos

O aeroporto terá dois acessos. O principal será pela BR-116, já autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) junto à Via Bahia, e o secundário será pelo bairro de Campinhos. “O Estado já vai começar o acesso até a 116 e a Via Bahia construirá um viaduto ligando o aeroporto à BR-116. Esse trecho será duplicado até o centro da cidade. É uma obra viária para Conquista e com isso estamos planejando um novo vetor de desenvolvimento para a região”, acrescentou Rui.

Outras publicações

Com investimento de R$ 40 milhões, governador Rui entrega obras e equipamentos em Vitória da Conquista Governo da Bahia entrega obras e equipamentos em Vitória da Conquista. A população de Vitória da Conquista será beneficiada com diversas ações reali...
Liminar determina que “Clube da Derruba” desocupe imóvel da União, em Vitória da Conquista Área que deveria ser protegida pelo Município de Vitória da Conquista é explorada comercialmente com criação de equinos e afixação de outdoors. A ped...
Detran abre inscrições para 500 vagas da Escola de Trânsito em Vitória da Conquista Detran abre inscrições para 500 vagas da Escola de Trânsito. A Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) abre as insc...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br