Novo presidente da AMAB é empossado e defende melhoria dos serviços jurisdicionais

Posse na Associação dos Magistrados da Bahia.

Posse na Associação dos Magistrados da Bahia.

Magistrado Freddy Pitta Lima assume presidência da Associação dos Magistrados da Bahia.

Magistrado Freddy Pitta Lima assume presidência da Associação dos Magistrados da Bahia.

Magistrado Marielza Brandão Franco, Mario Augusto Albiani Alves Júnior, Maria do Socorro Barreto Santiago, Freddy Carvalho Pitta Lima e Elbia Araujo durante posse na Associação dos Magistrados da Bahia.

Magistrados Marielza Brandão Franco, Mario Augusto Albiani Alves Júnior, Maria do Socorro Barreto Santiago, Freddy Carvalho Pitta Lima e Elbia Araujo durante posse na Associação dos Magistrados da Bahia.

Melhorar a prestação jurisdicional à sociedade baiana. Esta será uma das bandeiras do juiz Freddy Carvalho Pitta Lima, que foi empossado no início da noite desta sexta-feira (12/02/2016) como presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), substituindo a juíza Marielza Brandão Franco. Ele comandará a entidade, que representa mais de 800 juízes e desembargadores baianos, no biênio 2016/2017, e terá como 1º vice-presidente o desembargador Mario Augusto Albiani Alves Júnior e 2ª vice-presidente a juíza Elbia Rosane Sousa de Araújo.

Na solenidade de posse, que aconteceu no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré, estiveram presentes a presidente do Tribunal de Justiça Estado da Bahia (TJBA), desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago; o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, representando o governador Rui Costa; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo;  o subprocurador-geral da República, Antônio Augusto Aras; a procuradora-geral do Município, Luciana Rodrigues Lopes, representando o prefeito ACM Neto; o diretor da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Emanuel Bonfim;  o presidente da secção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ba), Luiz Viana Queiroz; o presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Walter Pinheiro, entre outras autoridades.

“Vamos estreitar os laços entre a magistratura e o Tribunal de Justiça, com mais diálogo, para que possamos garantir um serviço digno à sociedade”, afirmou Freddy Pitta Lima. Formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) em 1994. É pós-graduado em Ciências Criminais e mestrando em Segurança Pública, Justiça e Cidadania. Entrou para a magistratura em 1999, passando pelas comarcas de São Felipe, Belmonte, Irecê e Feira de Santana, até chegar Salvador, onde atualmente atua na 3ª Vara do Fórum Criminal.

Ao se despedir do cargo, a ex-presidente da AMAB, juíza Marielza Brandão Franco, destacou o trabalho desenvolvido no último biênio, a exemplo da maior aproximação com a sociedade, e lutas como a campanha em prol da democratização para escolha da mesa diretora do Tribunal de Justiça. “O magistrado é o guardião dos direitos fundamentais do cidadão. Por isso, é fundamental que haja condições de trabalho necessárias para que este trabalho seja feito com eficiência e rapidez”, citou, concluindo com o desejo de sucesso ao novo presidente.

A presidente do TJBA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, voltou a destacar a necessidade de mais diálogo entre o Tribunal e os magistrados baianos, e confirmou a criação uma secretaria especial voltada para o atendimento e priorização das questões pendentes no âmbito do 1º grau.

Também estiveram presentes na solenidade Rafson Saraiva, subdefensor Público Geral do Estado; Inaldo da Paixão Araújo, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE); Dom Estevam dos Santos Filho, representando a Arquidiocese de Salvador; Carlos Rátis Martins, presidente do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB); Coronel Paulo César Arcanjo, representando o Comando da 6ª Região Militar; Major Osvaldo Brandão Pitangueira, representando a Base Aérea de Salvador; Coronel Luís Costa, representando o Comando Geral da Polícia Militar; Rosimeire Fernandes, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra5); Fábio Moreira Ramiro, presidente da Associação dos Juízes Federais na Bahia; Ariane Sousa, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia; Roberto Figueiredo, presidente da Associação dos Procuradores do Estado da Bahia; João Alfredo Portela, representando a Associação dos Magistrados da Justiça Militar da União, e César Faria, presidente da Academia de Letras Jurídicas da Bahia.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br