Mata de São João: Milton Nascimento e Dudu Lima Trio na Praia do Forte

Milton Nascimento participa do lançamento do CD Tamarear, no Projeto Tamar.

Milton Nascimento participa do lançamento do CD Tamarear, no Projeto Tamar.

Será dia 20 de fevereiro o reencontro tão esperado dos fãs com Milton Nascimento na Bahia. Desde que se apresentou em 2013, Bituca é aguardado novamente no palco do Centro de Visitantes do Tamar, na Praia do Forte. O evento  marca o lançamento oficial do CD de carreira de Milton, Tamarear, feito em homenagem aos 35 anos do Projeto.

O Tamar usa a música de diversas maneiras para aproximar cada vez mais pessoas da conservação das tartarugas marinhas. O projeto conta com muitos artistas para chamar ainda mais a atenção do público e fazer novos aliados, explica o coordenador nacional do Tamar, Guy Marcovaldi. “O Milton é um desses nossos grandes amigos e inspiradores, faz parte da família há muito tempo, embalando nossos corações de estudantes desde o começo” lembra Marcovaldi. Junto com ele, o contrabaixista mineiro Dudu Lima (compositor, instrumentista e arranjador), destaque da música instrumental brasileira contemporânea, ao lado de Ricardo Itaborahy (piano, teclados, vocais) e Leandro Scio (bateria e percussão) são fortes parceiros na proteção às tartarugas.

O grupo de amigos deu uma pegada Mineiro-Brazilian-Jazz, explorando as sonoridades das cordas, dos vibrantes tambores, das vozes profundas, dos dedos ligeiros, a ‘Nada Será como Antes’, ‘Clube da Esquina Nº2’, ‘Travessia’, ‘Gran Circo’, entre outros clássicos da longeva carreira de Milton, e mais duas especiais em parceria com o guitarrista norte-americano Stanley Jordan. A releitura comemorativa e músicas inéditas farão parte da apresentação no Tamar.

Projeto TAMAR – Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras desde 1983, através do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais.

Agenda

Show Tamarear com Milton Nascimento e Dudu Lima Trio. Lançamento oficial do CD.

Data e horário: 20/02/2016, a partir das 20:00h, com abertura da banda Casco Cabeça.

Local: Centro de Visitantes Projeto Tamar Praia do Forte, Mata de São João, Bahia.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br