Hospital Geral de Santo Antônio de Jesus recebe investimentos

Secretário Fábio Vilas-Boas Pinto entrega equipamento ao Hospital Geral de Santo Antônio de Jesus.

Secretário Fábio Vilas-Boas Pinto entrega equipamento ao Hospital Geral de Santo Antônio de Jesus.

Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, um novo tomógrafo foi entregue, nesta terça-feira (02/02/2016), ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), pelo titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas. Na ocasião, o secretário também assinou a ordem de serviço para aquisição e reforma de elevadores do hospital, que representa investimento de R$ 609 mil. A unidade é referência no Recôncavo Baiano.

O novo tomógrafo, que dispõe de 16 canais, tem como diferenciais a agilidade na realização de exames e imagens com melhor definição. Os exames permitem diagnosticar precocemente doenças cardiovasculares, cerebrais e oncológicas. “É um equipamento mais moderno, que traz mais qualidade, fazendo com que os diagnósticos sejam mais rápidos e precisos, além de expor o paciente a menos radiação”, afirmou Fábio Vilas-Boas.

A unidade possui 150 leitos – 20 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) – distribuídos nas especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia geral, traumato-ortopedia, neurocirurgia e unidade de queimados. O hospital atende aproximadamente nove mil pacientes por mês na urgência/emergência e ambulatório, da microrregião de Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, com população de 800 mil habitantes. Em média são 450 cirurgias, 800 internamentos e 15.000 exames para diagnósticos.

Consórcios de saúde

Ainda no HRSAJ, o secretário Fábio Vilas-Boas apresentou o modelo de Consórcio Público de Saúde a prefeitos e secretários de Saúde de municípios das regiões de Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas. “É um novo modelo de pactuação entre os municípios, que beneficiará a população com a ampliação do atendimento na média complexidade. O Governo do Estado financiará 40% do custeio do consórcio, e os 60% restantes serão rateados pelos municípios consorciados, proporcionalmente à população”, explicou o titular da Sesab.

Os Consórcios de Saúde, que têm nas policlínicas um dos mais importantes equipamentos, são voltados para a ampliação e descentralização de serviços de saúde, além do reequilíbrio financeiro dos municípios. No modelo proposto pela Secretaria da Saúde do Estado, os consórcios envolvem os municípios, que têm a participação do Estado, ficando responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto-atendimento, laboratórios regionais e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e hospitais municipais.

”Temos disposição para formar o consórcio. Essa discussão serve para consolidarmos essa ideia e vermos qual a melhor forma de [implantar] esse projeto”, disse a secretária de Saúde de Mutuípe, Jackelene Mirne. Na Bahia já foram formados cinco consórcios nas regiões de Teixeira de Freitas, Jequié, Irecê, Paulo Afonso e Guanambi. Destes, o de Teixeira de Freitas e o de Jequié já tiveram os editais para a construção das policlínicas publicados no Diário Oficial.

Policlínicas

Com o modelo dos Consórcios de Saúde, a meta é construir 28 policlínicas, com até 13 especialidades e 32 serviços e equipamentos – tomógrafos, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama, entre outros. O objetivo é evitar que as pessoas se desloquem para Salvador a fim de fazer exames, possibilitando que os mesmos sejam realizados nas diversas regiões do estado. As policlínicas oferecem consultas médicas em várias especialidades, exames de imagem, serviços de apoio diagnóstico e pequenas cirurgias.

Outras publicações

Santo Antônio de Jesus: curso de medicina da UFRB terá aula inaugural nesta sexta-feira Vista aérea do Campus da UFRB em Santo Antônio de Jesus. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia) A aula magna do curso de Medicina da Universid...
Santo Antônio de Jesus sedia 1º Fórum de Comunicação do Recôncavo e Workshop do SUS Profissionais da área de comunicação de diversos veículos da região de Santo Antônio de Jesus participarão no dia 28 de julho (2012), a partir das 8...
Pinheiro comemora início do processo de criação do curso de medicina em Santo Antônio de Jesus O Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Soledade, assinou na manhã desta segunda (26/07/2010) portaria que cria u...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br