Fundação Lemann abre edital para programa ‘Talentos da Educação’ que busca e apoia líderes na área

Fundação Lemann abre edital para programa 'Talentos da Educação'.

Fundação Lemann abre edital para programa ‘Talentos da Educação’.

O objetivo é identificar lideranças que já realizam ações importantes em educação, para ampliar o impacto dessas ações, conectá-las em rede e ampliar seu potencial. As inscrições para o Programa Talentos da Educação estão abertas até 3 de março de 2016. Desde 2014, a Fundação Lemann seleciona profissionais extremamente comprometidos em conduzir transformações e causar impacto na educação brasileira. O programa busca ampliar o potencial de liderança e o alcance das ações de quem trabalha em diferentes áreas para melhorar a qualidade da educação no país.

Entre as características exigidas para inscrição estão desde ser apaixonado por educação e por transformação social, até já ter realizado ações de impacto com atividade reconhecida na área educacional. Por isso, é importante que o candidato leia todas as recomendações do edital antes de se inscrever. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de março, por meio deste formulário online, incluindo uma carta de recomendação. A lista de selecionados 2016 será divulgada em 16 de março.

Os membros da rede Talentos da Educação participam de encontros de imersão com os demais integrantes da rede, realizam diferentes atividades para aperfeiçoar suas habilidades de liderança e têm a oportunidade de debater os desafios técnicos e políticos envolvidos em reformas educacionais. Ao longo dos anos seguintes, os participantes do programa continuam a interagir em rede e recebem formação customizada em temas específicos, com a finalidade de desenvolver ou aprimorar novas ideias e soluções para a melhoria da qualidade da educação brasileira.

“Nosso principal objetivo é formar uma rede de pessoas com potencial de liderança que compartilham da mesma visão e valores, pra que possamos apoiá-las em seu desenvolvimento e estimular a troca de experiências”, explica Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

Quem são os talentos?

Desde 2014, já foram selecionados 60 Talentos da Educação. Com diferentes perfis e experiências, eles compartilham o mesmo sonho e compromisso de transformar a educação brasileira. A rede é composta por empreendedores do setor educacional, gestores e técnicos de  Secretarias de Educação e outros órgãos governamentais, consultores, profissionais do terceiros setor ou que trabalham diretamente em escolas, como professores, diretores e coordenadores pedagógicos.

Atuando na área de políticas públicas, por exemplo, a rede conta com Anderson Soares Furtado Oliveira. Ele é Assessor de Gestão Estratégica do INEP e responde pela concepção e implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, que busca aprimorar o monitoramento dos sistemas de ensino agregando novas informações, como financiamento, projeto pedagógico, registro de habilidades socioemocionais e satisfação da comunidade atendida. Anderson conta que quer atuar na formulação de políticas educacionais que fortaleçam o controle social da educação e na implantação de um centro de inovação e informação educacional.

Outro exemplo é Janaina Barros, que faz parte da rede desde 2014. Atualmente, é coordenadora pedagógica da Escola Ivani Oliveira, em Seabra, região da Chapada Diamantina (BA). Também atua como formadora de professores, coordenadores e equipes técnicas de secretarias de educação no Instituto Chapada. Em 2013, ela foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na categoria Gestão. “Meu sonho é conseguir que 100% dos alunos saiam da escola sendo proficientes. Espero um dia fazer mestrado fora do país para ajudar na realização desse sonho”, afirma.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br