Feira de Santana: I Lavagem do MAP acontece nesta quarta-feira

I Lavagem da MAP.

I Lavagem da MAP.

Com a recente reforma do Mercado de Arte Popular, muitas das tradições também foram resgatadas. Uma delas está nas imagens dos santos Cosme e Damião e Santa Bárbara, que vão retornar nesta quarta-feira, (03/02/2016), ao local. Uma grande lavagem está sendo preparada para simbolizar e festejar as imagens que serão realocadas para próximo do palco de apresentações culturais.

Assim como a entronização carrega por si um valor simbólico e espiritual, a data escolhida também. Santa Bárbara, no sincretismo religioso, representa Iansã, celebrada na quarta-feira.

No período da manhã, um culto protestante vai dar início à programação. Em seguida, uma celebração de rito católico, encerrando a parte sagrada com a participação do candomblé, entronizando as imagens em uma animada procissão interna, regada a banho de milho branco, água de cheiro e as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim..

Já pela tarde, a festa fica por conta de shows e manifestos da cultura afro. Entre as apresentações: Filhos de Ofeu, Nilson Rasta e o Grupo Afro.

“Quem vir vai ver um grande evento em que o sagrado e o profano se misturam. Uma grande festa que busca criar também uma política cultural no calendário feirense”, declarou o produtor cultural, Jean Marques.

O ponto de saída do cortejo é na Praça João Pedreira, percorrendo as ruas Conselheiro Franco, Tertuliano Carneiro, passando pela Igreja dos Remédios, Igreja Senhor dos Passos e retornando ao Mercado de Arte.

Outras publicações

Novas moradias beneficiam 992 famílias em Feira de Santana Governador Jaques Wagner regressa à Feira de Santana para entregar moradias. A entrega de 992 unidades habitacionais dos residenciais Asa Branca I, ...
A Casa do Trabalhador de Feira de Santana oferece 2.319 vagas para cursos profissionalizantes A Casa do Trabalhador abre as inscrições para 2.319 vagas em 39 cursos profissionalizantes promovidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino...
Prefeitura de Feira de Santana seleciona 50 funcionários para fazer curso de Pós-Graduação Loto Sensu A Prefeitura de Feira de Santana está selecionando 50 funcionários da Secretaria de Saúde para a oferta gratuita de curso de pós-graduação lato sensu ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br