Feira de Santana – CUCA: o Seminário de Música e Oficinas de Criação Artística

Complexo de edificações do Cuca abrigam o Museu Regional de Arte, a Galeria de Arte Carlo Barbosa, o Teatro do Cuca, o Seminário de Música, e as Oficinas de Criação Artística.

Complexo de edificações do Cuca abrigam o Museu Regional de Arte, a Galeria de Arte Carlo Barbosa, o Teatro do Cuca, o Seminário de Música, e as Oficinas de Criação Artística.

Interior do Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (CUCA – UEFS).

Interior do Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (CUCA – UEFS).

O Seminário de Música e as Oficinas de Criação Artística (OCA) fazem parte da estrutura do complexo cultural do Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (CUCA – UEFS).

O complexo cultural do CUCA compreende o conjunto de prédios localizados na Rua Conselheiro Franco, nº 66, Bairro Centro, Feira de Santana.

As edificações do Cuca abrigam o Museu Regional de Arte de Feira de Santana (MRA), a Galeria de Arte Carlo Barbosa, o Teatro do Cuca, o Seminário de Música, e as Oficinas de Criação Artística.

O Seminário

O Seminário de Música foi fundado, em 1962, e incorporado à Universidade Estadual de Feira de Santana, em 1985. A instituição foi transferido para CUCA em 1985. Ele dispõe de instalações confortáveis e adequadas ao desenvolvimento das atividades que lhe são afetas.

O Seminário de Música objetiva contribuir com o desenvolvimento integral do indivíduo através do processo educacional da música. O Seminário propicia oportunidade de criação nas diversas modalidades de instrumentos musicais. Ministra cursos de piano, violão, saxofone, clarineta, trompete, flauta doce, flauta transversal, violino, bombardino e outros, procurando oferecer, aos alunos, um elenco de disciplinas teórico-práticas, que desenvolvem, não só um conhecimento histórico-teórico-musical, mas também, a destreza instrumental, aprimorando potencialidades e contribuindo para a desinibição em apresentações públicas. Procura consolidar, também, o projeto do Curso Básico de Musicalização, com formação em música, nível médio, através da oferta de turmas experimentais. Além disso, coordena o Coral da UEFS, cujas apresentações têm sido sempre alvo de elogios, em todos os eventos de que participa, inclusive em outros estados.

Oficinas de Criação Artística

As Oficinas de Criação Artística (OCA) – como o nome sugere, são espaços destinados a estimular e apoiar o desenvolvimento de habilidades artísticas, principalmente dos talentos emergentes. São promovidas pela COEVE – Coordenação de Eventos do Centro Universitário de Cultura e Arte – e compreendem oficinas de artes plásticas, oficinas de artes cênicas, oficinas do corpo e oficinas diversas, sem contar as oficinas de música, realizadas pelo Seminário de Música e anteriormente apresentadas.

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.