Estudantes da rede estadual da Bahia falam sobre o valor da escola pública

Campanha 'Eu amo a escola publica' é lançada pelo governo da Bahia.

Campanha ‘Eu amo a escola publica’ é lançada pelo governo da Bahia.

A escola pública é um bem de todos. E é com este sentimento que os estudantes da rede estadual de ensino estão participando da campanha “Eu amo a escola pública”, do Governo do Estado, que visa à valorização da escola pública. Os alunos reconhecem as escolas da rede estadual como espaço de ensino e de aprendizagem, de construção da cidadania e que precisa ser cuidado por todos.

A estudante do 1º ano do Curso Técnico de Administração, Iasmim Sampaio, 15 anos, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito (Ceep), diz que existem muitos estereótipos sobre o que é público e que é preciso quebrar qualquer tipo de preconceito ou discriminação. “A minha escola proporciona um ambiente de muito aprendizado, temos que acabar com essa história de que por ser pública, não é boa”, afirma.

Já a estudante do 9º ano, Geiciara Tailane dos Santos, 14 anos, da Escola Professora Candolina – Classe VII, destaca os vários aprendizados, que a escola pública onde ela estuda tem lhe proporcionado. “Aqui eu não aprendi só a ler a escrever. A escola também nos ensina a viver, sendo fundamental para o nosso aprendizado para vida, por isso é importante valorizar”, afirma.

Ricardo Cabral, 18 anos, que está concluindo o curso técnico, no Ceep em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, diz que está saindo preparado para uma inserção cidadã no mundo do trabalho e que a escola pública marca uma trajetória importante e inesquecível para sua vida. “A escola é um local onde ampliamos habilidades, conhecemos novas pessoas, nos desenvolvemos socialmente. Aqui sou acolhido, e talvez esse seja o maior motivo de amar a minha escola”.

Eu amo a Escola Pública – A campanha, lançada na abertura oficial do ano letivo na rede estadual pelo governador Rui Costa, integra o programa “Educar para Transformar que visa a formação de uma rede de parceria pela melhoria da educação pública na Bahia. “Esta é a oportunidade que os jovens de famílias têm de sonhar e construir o futuro”, disse Rui, lembrando que em toda a sua trajetória de aprendizado sempre estudou em instituições públicas. “Já visitei mais de 150 escolas e o que nós estamos buscando reafirmar é a nossa paixão, o nosso pacto pela educação. Se todo mundo se juntar, nós vamos fazer a cada dia uma escola pública melhor. Nós vamos fazer nosso jovem sonhar e construir o futuro do nosso país”.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br