Em discurso na Alba, governador Rui Costa pede integração entre Poderes e união dos baianos para superar crise

Rui Costa: “Quero, este ano, realizar um diálogo mensal com todos os poderes, o Legislativo, o Judiciário, o Ministério Público e os Tribunais de Contas, para que juntos possamos pensar soluções para nosso estado”.

Rui Costa: “Quero, este ano, realizar um diálogo mensal com todos os poderes, o Legislativo, o Judiciário, o Ministério Público e os Tribunais de Contas, para que juntos possamos pensar soluções para nosso estado”.

Durante a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), realizada na tarde desta segunda-feira (01/02/2016), o governador Rui Costa pediu a união de esforços entre os poderes constituídos e a sociedade civil com o intuito de driblar dificuldades econômicas. “Quero, este ano, realizar um diálogo mensal com todos os poderes, o Legislativo, o Judiciário, o Ministério Público e os Tribunais de Contas, para que juntos possamos pensar soluções para nosso estado”, disse.

O governador também solicitou “a união dos baianos para superar a crise. Não quero que os baianos, os servidores, sejam penalizados com casos mais graves, como atraso de salário. Para isso, tomaremos todas as medidas necessárias para evitar que isso aconteça. Num momento de crise, temos que eleger prioridades. As nossas são saúde, segurança pública e educação”.

Pacto pela Educação

Na opinião do governador, um dos destaques da gestão estadual, em 2015, foi a aproximação entre o poder público e as comunidades escolares, por meio do programa Educar para Transformar. “O que mais me apaixonou foram as visitas às escolas e a implementação do Pacto pela Educação. Entre os meses de dezembro e janeiro, ou seja, período de férias, visitei escolas pelo interior que estavam cheias de alunos, pais e professores. Isso prova que o nosso convite, a nossa conclamação, a mobilização a favor da educação foi aceita. Percebemos uma mudança, uma melhoria no ambiente escolar com a melhoria da nota das escolas”.

Rui Costa também destacou a utilização de livros de escritores baianos na educação de crianças e jovens baianos. “Produzimos, ainda, material didático e paradidático, publicando 19 livros de literatura infantil, escritos por 16 autores baianos, que serão distribuídos agora no ano letivo de 2016. São quase 800 mil exemplares, que beneficiarão 332 mil crianças e que valorizam nossos escritores, com grandes tiragens e leitores assegurados. Já lançamos um novo edital para a seleção de mais 21 obras de literatura infantil de autores baianos”.

Viagem internacional

Na oportunidade, o governador informou que, em março, juntamente com o vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, fará uma viagem à China com o intuito de realizar desdobramentos de visitas realizadas por representantes daquele país à Bahia. “Os chineses são muito formais. Eles gostam de reciprocidade. Já avançamos em conversas com duas empresas chinesas que têm interesse [em investir] na infraestrutura na Bahia, como na ferrovia, no porto, no VLT e na ponte Salvador-Itaparica. Faz parte da cultura deles que o [representantes do] país, ou o estado que vai receber o investimento também faça uma demonstração perante às autoridades chinesas de quem têm interesse. Estamos indo dar sequência a um conjunto de conversas. Eles já viram a viabilidade econômica destes investimentos”, afirmou. Rui ainda disse que, possivelmente, uma visita será feita à Coreia.

Diálogo

O presidente da Alba, Marcelo Nilo, frisou que, apesar de serem poderes independentes, é importante que Legislativo e Executivo mantenham diálogos permanentes em prol do desenvolvimento da Bahia. “Se conversarmos, os três poderes, tribunais, o Ministério Público, é sempre importante. Principalmente, no caso da previdência. Se não tomarmos providências urgentes, o prejudicado será o aposentado”.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br