Deputado baiano vai à Nova Iorque discutir propostas de combate às drogas

Claudio Cajado (DEM-BA) e outros seis parlamentares brasileiros irão à sede da ONU em encontro da União Interparlamentar (UIP).

Claudio Cajado (DEM-BA) e outros seis parlamentares brasileiros irão à sede da ONU em encontro da União Interparlamentar (UIP).

O Procurador Parlamentar da câmara, deputado federal Claudio Cajado (DEM-BA), será o único representante baiano na Audiência Parlamentar Anual, marcada para os próximos dias 8 e 9 de fevereiro de 2016, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. O encontro é parte da agenda da União Interparlamentar (UIP), bloco que integra o parlamento brasileiro e o de mais 140 países e que discute anualmente questões ligadas aos direitos humanos.

Com o tema O problema mundial das drogas: fazer um balanço e fortalecer a resposta mundial, o encontro irá analisar os avanços feitos desde a adoção pelos governos, em 2009, do plano de ação sobre drogas ilegais e o que ainda precisa ser melhorado. Além de parlamentares de 163 países, especialistas e representantes de organizações internacionais e da sociedade civil também irão participar com propostas que fortaleçam a guerra as drogas. Segundos números do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), as drogas matam aproximadamente 200 mil pessoas anualmente.

O parlamentar Claudio Cajado irá compor comitiva com os deputados Átila Lins (PSD-AM), Claudio Cajado (DEM-BA), Paes Landim (PTB-PI), Rogério Rosso (PSD-DF) e a senadora Ana Amélia (PP-RS). No total, cem deputados e senadores brasileiros compõem a UIP. O Brasil faz parte do bloco desde 1954.

“O encontro da próxima semana é de extrema importância para identificarmos os acertos e aperfeiçoar o que ainda não tem se mostrado ideal no combate as drogas em todo o mundo”, declara Cajado. “E o Brasil, sem sombra de dúvidas, tem ótimas contribuições para dar nesse sentido”, conclui.

A data e o local do encontro da próxima semana foram definidos em outubro passado pelo comitê executivo da União Interparlamentar (UIP). As recomendações da audiência serão apresentadas na sessão especial da Assembleia Geral da ONU sobre o problema mundial de drogas, a UNGASS 2016, que ocorrerá em abril deste ano. O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, o Diretor Executivo do Escritório para Drogas e Crime, Yuri Fedotov, e do Presidente da UIP, Saber Chowdhury, também vão participar do encontro.

 

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br