Deputada Fabiola Mansur presta homenagem póstuma ao ex-vereador feirense Hosannah Leite

Deputada Fabíola Mansur destaca perfil histórico de Hosannah de Oliveira Leite Figueiredo na defesa da democracia.

Deputada Fabíola Mansur destaca perfil histórico de Hosannah de Oliveira Leite Figueiredo na defesa da democracia.

A deputada Fabíola Mansur (PSB) ficou consternada com a morte do ex-vereador e ex-secretário municipal de Feira de Santana, Hosannah de Oliveira Leite Figueiredo, aos 71 anos, na manhã deste domingo, dia (14/02/2016). Para prestar sua homenagem, a parlamentar apresentou moção de pesar na Assembleia Legislativa lembrando da participação política do “homem que viveu para seu ideal, sempre em busca de uma sociedade justa”.

A história de Hosannah Leite se confunde com a história do Brasil, segundo a deputada. A socialista afirma que o atuante político teve importante participação na redemocratização do país depois de integrar a luta popular de resistência a ditadura militar de 1964, chegando a ser preso político quando pertencia ao Partido Comunista do Brasil (PCB). Exilado, deixou o Brasil, mas retornou para dar continuidade a luta pela democracia, através dos partidos MDB, PMDB, PDT, PPS e PSB.

A parlamentar conta que Hosannah tinha uma base teórica que adquiriu com o curso de Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mesma instituição onde formou-se pós-graduado em Gestão Pública e Economia. Sua formação lhe permitiu ministrar aulas de Ciência Política e Administração Pública na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de seu município. Em sua trajetória política, foi vereador de Feira de Santana, cumpriu função executiva como secretário municipal, foi secretário de Obras e secretário de expansão Econômica, além de fazer parte da subcomissão de Feira de Santana da Comissão Estadual da Verdade na Bahia.

“É muito difícil registrar a morte de um companheiro. O que nos conforta é saber que ele morreu tendo cumprido seu papal de homem público honrado, decente, ideologicamente definido e grande figura humana”, declara a parlamentar que completa dizendo que “a política baiana perde um grande defensor da democracia e um grande expoente da esquerda”, lamenta.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br