Decoração do Carnaval 2016 do Pelourinho foi inaugurada

Decoração Carnaval Pelourinho 2016.

Decoração do carnaval no Pelourinho 2016.

A homenagem aos 100 anos de Samba – tema do Carnaval do Pelourinho deste ano – terá formas e cores traduzidas na decoração das ruas e largos do local. A festa, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e realizada através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), destacará o centenário de gravação do primeiro samba no Brasil, Pelo Telefone, música composta por Donga. Quem assina a decoração é o experiente artista visual, designer e cenógrafo Ray Vianna, que começou a trabalhar com decorações de Carnaval aos 15 anos e promete o uso de uma linguagem que vai surpreender os foliões.

“Conceitualmente, procuramos mostrar a diversidade do samba. Ao mergulhar na pesquisa encontramos um universo enorme a ser explorado, como os tipos de samba – samba de roda, samba chula, samba de breque, samba enredo, bossa nova e por aí vai – e os sambistas que podem ser a baiana do recôncavo, o cara de camisa listrada ou o destaque da escola de samba, dentre outros”, afirma Ray Vianna. O artista destacou também que foi criado o slogan Isto é samba, que aparecerá em várias peças afirmando essa diversidade. Todos os espaços do Pelourinho serão contemplados, mas a concentração no Terreiro de Jesus e no Cruzeiro de São Francisco formarão um conjunto que chamará atenção.

Sem deixar de fora personagens das diferentes vertentes do samba, além de instrumentos como violão, cavaquinho, pandeiro, marcação e notas musicais, a decoração resultará em um conjunto que formará uma unidade colorida, alegre e vibrante, ocupando as principais praças, as ruas e largos internos do Pelourinho. O artista visual explica que foram utilizados 750m² adesivos, 220 m² de lonas, 220 folhas de compensado, 715 metros de nylon amassado e 66 refletores de luz para a elaboração da decoração que contará também com 20 bonecos de 4,4 metros, representando personagens sambistas em situações diversas.

No extenso currículo de Ray Vianna, destaca-se a criação da identidade visual da Timbalada, que ainda hoje é uma forte referência do Carnaval; a produção telas e esculturas, onde são exploradas técnicas, materiais e diversas temáticas, a exemplo das obras que adornam espaços públicos de Salvador, como as tulipas brancas gigantes na praça da Av. Garibaldi; a obra “Odoyá”, dorso de peixe feito em aço e instalado em frente à praia do Rio Vermelho e o Caramuru-Guaçu, escultura em aço localizada em Piatã.

O Carnaval do Pelô integra o Carnaval da Cultura, da SecultBA, que apoia centenas de artistas, atrações e entidades carnavalescas, numa programação pautada pela diversidade cultural.

Carnaval da cultura – O Carnaval da Cultura 2016 é o carnaval da democracia e da diversidade, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Ouro Negro, Carnaval Pipoca e Outros Carnavais.

Outras publicações

Deputado Alan Sanches cobra políticas públicas para que índices da dengue não se elevem no Carnaval Cena do carnaval 2015 de Salvador. Com base nos índices alarmantes do próprio ministério da Saúde, que aponta mais de 40 mil casos de dengue no Bras...
Ilê Aiyê homenageia arte do Recôncavo da Bahia ao escolher musa do Carnaval 2016 Homenagem aos 100 anos do Samba. Uma homenagem aos 100 anos do Samba, ao Recôncavo Baiano e à beleza da cultura e da mulher negra. Com esse clima, o...
MPF recomenda que Sucom invalide renovação de contrato que cede área ao Camarote Salvador MPF recomenda que Sucom invalide renovação de contrato que cede área ao Camarote Salvador. O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) recomendou...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br