Confissões de mulheres de 30: chega a Feira de Santana sucesso de público e crítica em Salvador

Com montagem e tempero baiano, peça estará em cartaz nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Centro de Cultura Amélio Amorim.

Com montagem e tempero baiano, peça estará em cartaz nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Centro de Cultura Amélio Amorim.

Preocupações, amores, trabalhos, terrores e glórias das mulheres de 30: Na cidade do Rio de Janeiro, durante o verão de 1993, dirigidas por Domingos Oliveira, 4 corajosas atrizes cariocas decidiram levar a público o que ANTES somente seria possível revelar em diários íntimos. Sua finalidade:  traçar o perfil sociológico das mulheres de classe média na sua faixa etária. O conjunto dos depoimentos transformou-se na peça “Confissões de Mulheres de 30”, um must da temporada de 93, que permaneceu em cartaz durante cinco anos, viajando pelo país. Enquanto isso, o curioso estudo de comportamento ganhava projeção internacional. A peça foi representada com surpreendente êxito em Buenos Aires, México, Miami, Portugal e Espanha.

Alguns assuntos abordados:

Casamento, primeiro namorado após a separação, filhos, ex-maridos, tipos de homem no Amor, grandes sonhos, sexo, mercado de trabalho e a preocupação com a maturidade.

O elenco

Nanda Lisboa começou a trabalhar como modelo aos 11 anos, aos 16 se mudou pra São Paulo, onde começou a fazer muita publicidade e cursos de interpretação. Anos depois entrou para o grupo de teatro Companhia da Casa, onde fez os espetáculos A Dama do cabaré, Ervilha Sapo Junior e Gracias Lolitas.

Na TV, fez as novelas Araguaia, 18h e Sangue Bom, 19h, ambas na rede Globo.

Mariana Moreno é atriz e produtora. Tem no currículo importantes nomes da cena nacional – Hamilton Vaz Pereira, Camilla Amado, Emílio de Mello, Gilberto Gawronski, José Celso Martinez Corrêa, Sergio Britto, Cristina Flores, Cristina Pereira, Ricardo Blat – e já mora em Salvador há 10 anos, onde trabalhou em diversos espetáculos (Apartamento 1201, O Mundo de Dentro, Todo Mundo Tem Problemas Sexuais, etc.), filmes publicitários e como locutora. Em 2012, criou a Baú Produções Artísticas, através da qual realiza projetos culturais pioneiros na cidade (Vozes da Literatura, Festival Bienal CurtaCena de Teatro, De Sol, de Céu e de Lua, entre outros.).

MARIANA BORGES é bailarina clássica de formação e ex-atleta da seleção brasileira de ginastica rítmica. Formou-se atriz pelo XXIV Curso Livre de Teatro da UFBA, participou de espetáculos como “Cantata para Piano e Pedras Opus 68” direção de Paulo Cunha, “Pavio Curto” direção Fernanda Julia, “O Sumiço da Santa” direção de Fernando Guerreiro.

A Equipe

Marlucia Sie (diretora de produção e Realizadora), atua no mercado da cultura há cerca de 16 anos. Com o seu trabalho, voltado para produções artísticas diversas,  já trouxe aos palcos da Bahia artistas renomados do Brasil e do exterior ao longo deste período, tornando-se uma das mais conceituadas produtoras da capital baiana dos dias atuais.

Desde de 1999 produzindo espetáculos teatrais e shows musicais a Marlúcia Sie Produções alcançou notoriedade e ajudou a incluir a cidade de Salvador na pauta do Teatro nacional,  fortalecendo a cena local e o mercado da cultura na Bahia.

Já realizou montagens infantis, e montou recentemente, Os Cafajestes, Crimes Delicados, e Quem Souber Morre.

Fernando Gomes (diretor) é produtor, administrador, ator e diretor artístico e atua profissionalmente em teatro e cinema desde 1987.

No teatro participou em mais de 40 espetáculos na qualidade de produtor e trabalhou com o diretor e dramaturgo Domingos Oliveira durante 12 anos, além de outros.

Dirigiu a montagem portuguesa do espetáculo Confissões de Adolescente, e as montagens baianas de todo mundo tem problemas sexuais  de Domingos de Oliveira e  DA BOCA PRA FORA de Marcelo Rubens Paiva.

Atualmente é Diretor Artístico do Teatro das Artes no Shopping da Gávea e do Teatro dos Grandes Atores no Shopping Barra Square, no Rio de Janeiro.  

Confissões de Mulheres de 30 por Domingos Oliveira:

Mulheres de 30 foi um subproduto de Confissões de adolescente. Priscilla Rozenbaum e outras atrizes amigas, na faixa etária dos 30, tiveram a idéia. O texto não seria escrito por mim, e sim pelas próprias atrizes. Eu apenas depois transformei em espetáculo.

Para surpresa nossa, a peça ficou 3 anos em cartaz no Rio, pendendo para a América Latina, Espanha e Portugal.  Na Argentina e na Espanha foi um sucesso extraordinário. Enfim, pode ser dito que este trabalho já foi assistido por milhões de pessoas.

A cada montagem as atrizes contribuem com boas histórias suas, para manter atual o panorama comportamental de sua faixa etária.

Depoimentos sinceros, sem vergonhas, das de 30 é irresistível, como digo no espetáculo: “Elas vivem no agora ou nunca, perderam a inocência e ainda não adquiriram a sabedoria.

As jovens são quem melhor sonham o amor, as mulheres mais velhas acham melhor e conservam o amor, a mulher de Trinta é quem melhor faz o amor. ”

Estou com saudade de ver isso no palco de novo. Por isso, com bom grado, vejo esta remontagem protagonizada por três fogosas atrizes que farão justiça aos papéis….

Homens da plateia, agarrem-se em suas cadeiras, as mulheres de trinta atacam outra vez!

Agenda

Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim

Quando: 13/02 às 21h e 14/02 às 19h

Vendas de Ingressos: Balcão do Boulevard Shopping / R$ 40,00 Inteira e R$ 20,00 Meia

Outras publicações

Vereador propõe audiência pública para tratar do passe livre em Feira de Santana Pablo Roberto propõe audiência pública para tratar do passe livre em Feira de Santana. Na manhã desta terça-feira (12/08/2015), o vereador Pablo Rob...
Greve dos Servidores do Judiciário é debatida na Câmara Municipal de Feira de Santana Greve dos Servidores do Judiciário é debatida na Câmara Municipal de Feira de Santana. A greve deflagrada por servidores do Judiciário em Feira de S...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 09 de outubro de 2014 A odontologa Diana Aranha e sua mamãe Conceição Aranha, socialmene. Deputado estadual Zé Neto, com a expressiva votação nas urnas, mostrou que é ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br