Coluna de Antônio José Larangeira de 20 de fevereiro de 2016

O secretario da Fazenda Expedito Eloy anunciando IPTU com desconto.

O secretario da Fazenda Expedito Eloy anunciando IPTU com desconto.

O restaurateur Renato Vieira Junior e Rona com João Lucas e Renata.

O restaurateur Renato Vieira Junior e Rona com João Lucas e Renata.

O empresário Jose da Costa Falcão e sua filha Adenil Fatima Bahia, socialmente.

O empresário Jose da Costa Falcão e sua filha Adenil Fatima Bahia, socialmente.

MRV, a primeira

Com 5.528.376,55 m² de área construída e 250 empreendimentos edificados em 2015, a MRV Engenharia conquistou, pela quarta vez consecutiva, a 1ª colocação no Ranking ITC – As 100 Maiores da Construção, na categoria Recordista. O prêmio é concedido às construtoras com melhor desempenho durante o ano, levando-se em conta a maior quantidade de metros quadrados construídos. Idealizadora do mais importante ranking do setor da construção, o ITC, Inteligência Empresarial da Construção, avalia também aspectos de gestão sustentável e responsabilidade ambiental nos processos de construção. A premiação será realizada no dia 2 de março, no Transamérica ExpoCenter em São Paulo, durante a Feira Expo Revestir. A MRV atingiu no mês de janeiro, mais uma marca histórica no mercado imobiliário, o lançamento de 300 mil unidades residenciais no país. Com esse recorde, em seus 36 anos de história a construtora passou a proporcionar moradia a um contingente de mais de um milhão de pessoas nas 134 cidades dos 19 Estados do Brasil em que está presente, a maioria por meio do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”.

Combate ao mosquito

Com a suspeita da relação entre o zika vírus e os casos de microcefalia, a luta contra o aedes aegypti, também agente transmissor da dengue e da chikungunya, ficou ainda mais séria. Nesse contexto, a Uefs promoveu, ontem, ações de combate e de mobilização no Campus Universitário. Na programação houve distribuição de cartilhas educativas no pórtico da Universidade, quando  agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), utilizando bomba costal para aplicação de inseticida, eliminaram possíveis focos do mosquito. A mobilização faz parte do “Dia de Enfrentamento ao Aedes aegypti e ao Zika vírus”, proposto pelo Ministério da Educação (MEC) e Governo do Estado da Bahia. Até 4 de março, outras ações serão programadas pela Universidade, inclusive, fora do Campus.

IPTU com desconto

Os contribuintes de Feira de Santana terão até o dia 15 de abril para pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em cota única e com desconto de 20%. A expectativa da Secretaria da Fazenda é de que até o final de março os carnês cheguem às residências dos contribuintes, que terão a opção de emiti-los pela internet: www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br. O secretário da Fazenda, Expedito Eloy, disse que o desconto no valor do IPTU feirense, se pago em cota única, é o maior do país entre as cidades de grande porte.

Animais em coletivos

Foi sancionado Projeto de Lei que autoriza o transporte de animais domésticos em coletivos na Bahia. A divulgação foi feita no Diário Oficial do Estado, na edição de ontem (17). A lei facilita a vida dos donos de pets, que antes dependiam da boa vontade de motoristas que aceitavam transportar os animais em ônibus, metrôs, vans e outros meios de transporte coletivos. Conforme o Decreto nº 2.251/98, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que regula a circulação de ônibus intermunicipais no país, o transporte de animais nesses veículos é permitido, desde que sejam observados os locais e os limites máximos de peso e dimensão estipulados para a bagagem.A lei, que é fruto de um projeto do deputado Marcell Moraes (PV), prevê regras ao acesso de animais em determinados horários.

Meu Chapa

O restaurateur Renato Vieira Junior se associou ao empresário João Lucas e estarão inaugurando nos próximos dias o restaurante Meu Chapa, no America Outlet.  Será mais uma casa que praticará  a cozinha contemporânea em Feira de Santana.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos:

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.