Coluna de Antônio José Larangeira de 19 de fevereiro de 2016

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica Volney Pitombo em à Feira de Santana para evento no Hospital Otorrinos, no próximo mês.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica Volney Pitombo em à Feira de Santana para evento no Hospital Otorrinos, no próximo mês.

 O deputado estadual Zé Neto coordenou reunião do Consorcio Público de Saúde.

O deputado estadual Zé Neto coordenou reunião do Consorcio Público de Saúde.

Prefeito Jose Ronaldo de Carvalho fez declarações sobre reserva de carga horaria dos professores.

Prefeito Jose Ronaldo de Carvalho fez declarações sobre reserva de carga horaria dos professores.

Cirurgião plástico Pitombo

Para participar entre 18 e 19 do próximo mês de março de um curso de Rinosseptoplastia Hambs-on 2016, que será realizado no Hospital Otorrinos estará em Feira de Santana como convidado especial, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica médico Volney Pitombo que fará palestra  ao lado do seu colega médico Dr. Wilson Dewes..

Consórcios de Saúde

Prefeitos, vice-prefeitos e representantes de municípios da região de Feira de Santana, participaram na tarde de quarta-feira ultima,17, de uma reunião, no auditório do Hospital Estadual da Criança (HEC), para apresentação detalhada da implantação e funcionamento do Consórcio Público de Saúde. Durante o encontro, o Coordenador dos Consórcios de Saúde da Bahia, Nelson Portela, explicou e tirou dúvidas sobre a operação da parceria aos presentes. Caso seja implantada, a policlínica será construída em Feira e atenderá 28 cidades da região. Neste modelo de parceria, o Governo do Estado financia 40% do custeio do consórcio e os 60% restantes é rateado pelos municípios consorciados, proporcionalmente à população. O modelo de Consórcio Público de Saúde é voltado para a ampliação e descentralização de serviços de saúde e reequilíbrio financeiro dos municípios. O objetivo é que as pessoas não precisem mais se deslocar para a capital a fim de fazer exames, mas que eles sejam realizados nas diversas regiões do estado. As policlínicas oferecem consultas médicas em diversas especialidades, exames de imagem, serviços de apoio diagnóstico e pequenas cirurgias. O deputado estadual Zé Neto  coordenou a reunião.

Sesquicentenário da 25de Março

A Sociedade Filarmônica 25 de Março completa 150 anos em 2018, por este motivo, na noite do dia 8 de abril, a instituição lança projeto para comemorar o sesquicentenário no Mercado de Arte Popular.

A Filarmônica é a mais destacada das três criadas em Feira de Santana, fundada em 25 de março do ano de 1868 é a segunda fundada       na Bahia – a Sociedade Filarmônica Erato Nazarena foi fundada em 1863, cinco anos antes da primeira local. O evento pré-comemorativo contará ainda com retreta da Filarmônica e lançamento de livros entre este o do jornalista Dimas Oliveira.

Prefeito e a greve

Falando recentemente em publico, o prefeito Jose Ronaldo de Carvalho ao falar sobre a greve promovida pela APLB, com paralização de centenas de escolas municipais, declarou que apenas 10 municípios atenderam a reserva de 1/3 da carga horária para que os profissionais possam planejar as aulas, elaborar e corrigir provas, dentre outras atividades inerentes à sala de aula. E que 8 são municípios que não passam de três escolas. José Ronaldo disse ainda que a Prefeitura não tem caixa para contratar 1.200 professores em três anos, já que 600 deverão se aposentar e mais 600 vagas serão abertas com a reserva de 1/3 na carga horária.

Gastronomia sobe rodas

Os tradicionais encontros de familiares e amigos durante os finais de semana nas praças públicas das cidades, embora continuem agregadores, agora seguem com uma roupagem mais moderna. Os carrinhos de cachorro-quente e pipoca foram substituídos por carros super equipados para a venda de comida e artesanatos. Antenados a essa tendência, que visa entre outros objetivos, proporcionar momentos de lazer e entretenimento para as famílias, o Boulevard Shopping junto com a equipe da Feira da Praça realizam pela primeira vez em Feira de Santana um festival gastronômico sobre rodas, o Feira Truck Food Park, nos dias 27 e 28/02. O ambiente está sendo preparado com elementos recicláveis e cheio de cores, que prometem deixar a decoração mais alegre e cheia de energia. No total, nove carros de comidas, além de outros estandes ficarão à disposição dos feirenses, no estacionamento próximo ao Hiper Bompreço, no Boulevard. Lá, o público poderá provar sanduíches gourmet, crepe, comida regional, americana e oriental, entre outros pratos. Nesses dois dias o Feira Truck Food Park espera receber cerca de duas mil pessoas.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos:

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.