Coluna de Antônio José Larangeira 18 de fevereiro de 2016

O urologista Victor Pascoalin fez primeiro transporte renal do EMEC.

O urologista Victor Pascoalin fez primeiro transporte renal do EMEC.

Professora Anaci Paim promove  entrega do sexto titulo de Educador do Ano.

Professora Anaci Paim promove entrega do sexto titulo de Educador do Ano.

Jornalista Helder Alencar completando 71 anos de vida.

Jornalista Helder Alencar completando 71 anos de vida.

EMEC faz transplantes

O  Emec  desde sábado, se tornou no  primeiro hospital da rede de saúde particular a realizar transplante renal através do trabalho feito pela equipe de médicos da Clínica Senhor do Bonfim capitaneada pelo médico urologista, Victor Paschoalin, que coordena o grupo. De acordo com ele, os pacientes agora terão dois centros para realizar o procedimento médico, seguindo o Hospital Dom Pedro de Alcântara e será mais uma oportunidade para um maior número de pacientes terem uma melhor qualidade de vida. É filho do doutor em Urologia Edson Paschoalin pioneiro em Feira de Santana, com transplantes feito no HDPA que realizou o décimo procedimento pelo Serviço Único de Saúde (SUS). Ele explicou que para a realização do transplante o paciente fica cadastrado em uma lista aguardando a doação do rim e após confirmada a compatibilidade é feita a cirurgia.

Educador do Ano

No próximo dia 23 de fevereiro, a Academia de Educação de Feira de Santana realizará a sessão solene de outorga do Prêmio Educador do Ano Luiz Viana Filho (edição 2015) à professora Marta da Graça Lima, do Centro de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim. O evento acontecerá no auditório do CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte, às 19h e 30min.   É o reconhecimento do trabalho de uma educadora da rede Municipal de  Ensino, que tem relevantes serviços prestados à educação de Feira de Santana, uma trajetória de dedicação e compromisso, notadamente enquanto Diretora do Centro de Educação Municipal Prof. Joselito Falcão de Amorim, desde 2001, onde buscou desenvolver um projeto voltado para a educação inclusiva, sendo implantado em 2003,  com os primeiros alunos portadores de  deficiência auditiva e visual nas turmas do Ensino Fundamental nas séries finais.  A escola foi a pioneira da cidade no processo de inclusão e hoje desenvolve uma série de projetos, sendo ponto de referência para vários estudantes e instituições de Feira de Santana e de outras regiões, que procuram conhecer o trabalho realizado com alunos com necessidades educacionais especiais, bem como, a Sala de Recursos, onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado. Os trabalhos serão presididos pela professora Anaci Paim.

 Fitness no Boulevard   

Seguindo uma tendência fitness e pensando em oferecer mais uma alternativa para as pessoas que fazem reiterados treinos aeróbicos na esteira, bicicleta, elíptico e entre outros aparelhos, mas estão em busca de atividades lúdicas, o Boulevard Shopping Feira de Santana junto com a academia Delineare promovem o Aulão Master de Zumba, na quinta-feira (18/02), às 19 horas, no estacionamento G2 do Boulevard. Com uma combinação de passos simples, mas que exigem muita disposição, a Zumba ajuda a queimar gordura. Em um aula de até 50 minutos é possível perder até 700 calorias. De acordo com a gerente de Marketing do shopping, Nadinne Matos, o objetivo é receber um total de 250 pessoas. Para tanto, 10 professores de Educação Física da cidade estão se preparando para comandar duas horas de aula e organizando uma playlist que já conta com mais de 40 músicas.

Revista

Fomentar a pesquisa entre os discentes do curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana é um dos objetivos da Revista Eletrônica Hermenêutica Jurídica. O periódico semestral, que leva o nome da disciplina que trata do campo da interpretação e da aplicação do Direito, é destinado a alunos, operadores jurídicos (juízes, promotores, advogados) e profissionais de áreas afins. De acordo com o professor Agenor Sampaio Neto, organizador da publicação, “a Revista vem preencher uma lacuna que é a necessidade de implementar a pesquisa no âmbito da graduação e também servirá como importante instrumento de pesquisa a partir de julgados dos Tribunais Superiores”, explicou.

Data

Completando idade nova, o jornalista e advogado Helder Alencar, procurador jurídico da Uefs. Casado com a Bacharel em Direito Vera Calheira com quem tem filhos.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos:

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.