Cinco dicas para aprender um novo idioma | Por Sumara Lorusso

Dicas para aprender um novo idioma.

Dicas para aprender um novo idioma.

Quando decidimos ou precisamos aprender um novo idioma é comum nos matricularmos em uma escola ou contratar um professor particular. Contudo, mesmo que você se dedique muito às aulas, para aprender uma língua de verdade, não adianta acionar uma chave só de vez em quando, é preciso ir além e se envolver constantemente com o idioma. No caso do inglês esse processo é mais fácil, uma vez que ele está presente em muitas músicas, séries, filmes e expressões comuns de serem usadas no dia a dia. Mas, como fazer se o idioma for o mandarim, por exemplo? Não é tão difícil quanto parece! Confira a seguir algumas dicas para treinar o mandarim, ou qualquer outra língua, além da sala de aula.

Assista filmes e novelas – se você gosta de boas histórias e produções, uma excelente alternativa para treinar seu mandarim é assistindo as Doramas (diànshì jù 电视剧), como são conhecidas as séries e novelas chinesas. Realizadas pelas grandes emissoras asiáticas, como SBS, KBS, Fuji TV e GTV, essas produções são facilmente encontradas na internet em sites como Viki (https://www.viki.com/) e Drama Fever (http://www.dramafever.com/pt/browse/genre/chinese/popular). Vale a pena dar uma conferida, assim você consegue ouvir o idioma na maneira como é falado localmente. Aos poucos, você irá conseguir até reconhecer algumas palavras. O ideal é optar por produções que tratam do cotidiano, assim será mais fácil entender o vocabulário. Outra dica é primeiro assistir com legenda em português, depois com a legenda referente ao áudio original e, por fim, sem legendas.

Participe de redes sociais de idiomas – outra maneira de treinar o idioma é se inscrevendo em plataformas que propiciam uma troca de conhecimento entre pessoas de diferentes culturas. Um bom exemplo é o LiveMocha. A plataforma, que possui tanto módulos gratuitos quanto pagos, conecta pessoas dispostas a ensinar sua língua nativa e aprender idiomas de outros países. Uma das atividades mais interessantes é a correção dos exercícios, pois como essa é feita por pessoas naturais do país do idioma que se está aprendendo é possível receber dicas muito legais, como expressões usuais do idioma, o que usar com frequência e o que nunca falar com nativos dessa língua.

Conheça as 100 frases mais usadas – todos os idiomas possuem uma lista de palavras, frases e expressões básicas que são usadas com frequência em conversas diárias. Quando não sabemos essas palavras, a comunicação fica bem prejudicada. Assim, uma ótima dica para se tornar fluente em qualquer idioma é pesquisar quais são as 100 frases mais usadas naquele país. É bem fácil de encontrar essa lista no Google, com áudio disponível e tudo, depois disso, é só dedicar alguns minutinhos por dia para treinar.

Escreva sempre e muito – apesar da conversação ser muito importante no processo de aprendizado, a prática da escrita é essencial para treinar uma nova língua, uma vez que essa fornece um modo mais eficiente de implementar  as estruturas e padrões do idioma na memória. Você pode começar fazendo traduções e, a medida que for ampliando seus conhecimentos na língua, já pode tentar fazer suas próprias produções. No caso do mandarim, também é legal ir treinando os ideogramas mais usados.

Traga o idioma para sua vida – todo o contato que você tiver com o idioma que deseja aprender é válido, por isso, nada melhor do agrega-lo à sua vida. Assim, você poderá se familiarizar melhor com o som, a entonação e o vocabulário. Além de assistir filmes e séries, vale a pena ouvir músicas, podcasts e rádios do país. Também é interessante ler livros infantis, trocar o idioma do seu celular, baixar aplicativos de treinamento e, até mesmo, instalar uma extensão do Chrome chamada Language Immersion que traduz parcial ou totalmente o texto de uma página para o idioma que você escolher.

Se você adotar essas dicas como verdadeiros hábitos em sua rotina não irá demorar para você se tornar fluente em mandarim ou em qualquer outro idioma. Basta um pouco de paciência, dedicação e disposição.

Sumara Lorusso é formada em letras e tradução pela Unibero e tem fluência em mais de cinco idiomas, incluindo o Mandarim. É presidente da Nin Hao, escola referência no ensino do idioma, há dez anos no mercado.

Sobre a Nin Hao

http://www.ninhao.com.br/

Fundada há cerca de dez anos, a Nin Hao é uma franquia de escola de mandarim que tem por objetivo permitir e facilitar o contato dos brasileiros com a língua chinesa, por meio do ensino do idioma e serviços de tradução. As aulas são ministradas por professores nativos e o material didático é exclusivo. A escola segue o padrão internacional estabelecido pelo governo chinês.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br