Carnaval 2016 – Salvador: TJBA participa da festa com ações para fortalecer campanha ‘Justiça pela Paz em Casa’

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) promove, em Salvador, no circuito Osmar (Campo Grande), durante os dias de Carnaval, a campanha Justiça Pela Paz em Casa, como forma de contribuir para a prevenção da violência doméstica contra a mulher.

A iniciativa da Coordenadoria da Mulher do tribunal visa colaborar para reduzir os índices de ocorrência de violência familiar. Será distribuído material de orientação sobre como evitar os conflitos e onde procurar apoio em caso de agressão.

A desembargadora Nágila Maria Sales Brito, responsável pela coordenadoria, tem procurado atuar, junto à comunidade, no sentido de ampliar as medidas de proteção à mulher.

A Justiça pela Paz em Casa é uma iniciativa da vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia. A campanha é desenvolvida por todos os tribunais brasileiros.

No Tribunal de Justiça da Bahia, a Coordenadoria da Mulher vem dando apoio na organização de júris de feminicídio, como é chamado o crime contra a mulher, por questão de gênero, considerado hediondo a partir da promulgação de lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

Somente no mês de dezembro, as comarcas baianas finalizaram 160 sentenças com decisão de mérito, e 368 medidas de proteção à mulher em 398 audiências. A estatística é resultado da Semana da Campanha Justiça pela Paz em casa.

Como estratégia para atender o maior número de mulheres em situação de vulnerabilidade, o tribunal dispõe de varas especializadas de combate a violência doméstica nas maiores cidades do estado.

Salvador conta com duas varas. Outras quatro estão instaladas em Camaçari, na Região Metropolitana, Juazeiro, no Norte do Estado, Feira de Santana, a 108 quilômetros da capital baiana, e Vitória da Conquista, no Sudoeste.

Outras publicações

Militares do Rio de Janeiro e veículos blindados patrulham ruas de Salvador Mais 135 militares do Batalhão de Infantaria Paraquedista que saíram do Rio de Janeiro e 15 militares de Brasília chegaram em Salvador às 15h deste do...
Investimentos em turismo captados nos últimos três anos somam R$ 247 milhões A Secretaria de Turismo do Estado e a Bahiatursa captaram, junto ao Ministério do Turismo e outras entidades financiadoras, R$ 247 milhões no período ...
Dois Terços e MAM Bahia promovem debate sobre desigualdade racial, gênero e sexualidade Livia Ferreira participa de debate sobre desigualdade racial, gênero e sexualidade. O mês da Consciência Negra celebrado em novembro vai ganhar uma ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br