Carnaval 2016 – Salvador: polícia conduziu mais de 2 mil pessoas para postos e delegacias

Balanço de Segurança do penúltimo dia de Carnaval de Salvador 2016.

Balanço de Segurança do penúltimo dia de Carnaval de Salvador 2016.

A atuação policial no carnaval de Salvador cresce à medida que um maior número de abordagens resulta em uma maior quantidade de conduções de pessoas por uso ou tráfico de drogas. Somente em 2016 já foram conduzidas 2151 pessoas para postos integrados e delegacias de área, um número 41,1% maior do que no ano passado, quando foram 1524. Por tráfico de drogas, foram 1164 conduzidos e presas este ano, contra 798 de 2015, um aumento de 45,9%, enquanto no interior houve redução de 80% em crimes de lesão corporal de 5 para 1 e nenhum homicídio doloso. Os dados foram apresentados durante o balanço do quarto dia de operação do Carnaval 2016, realizado na sede do Quartel da Polícia Militar, nos Aflitos, na manhã desta segunda-feira (08/02/2016).

Todas as manhãs, equipes envolvidas na segurança pública da festa, entre representantes da Secretária de Segurança Pública (SSP), Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, além de Defesa Civil, Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e outras organizações, discutem os dados e a produtividade das ações de segurança da festa. Nesta segunda ainda foram apresentadas armas brancas apreendidas durante festa, entre facas, facões, e outros objetos perfuro-cortantes.

Além disso, a Polícia Militar, cumpriu dois mandados de prisão no Mirante dos Aflitos e na Avenida Oceânica, na Orla da Barra e realizou ações preventivas através do projeto Folia em Paz. Uma das novidades deste ano foi a estreia do Batalhão de Policiamento Turístico (Beptur) que tem atendido baianos e turistas, além de receptivos em parceria Secretaria de Turismo (Setur).

As ações também se estendem para o interior do estado, em cidades como Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Ilhéus, e outras cidades. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, nas cidades do interior foram registradas 138 ocorrências, entre elas a queda de um ônibus de um viaduto, que mobilizou equipes de resgate para as vítimas do acidente. Somente na última madrugada em Salvador, os atendimentos dos bombeiros foram principalmente de orientação para banhistas (149), desmaio (18), e embriaguez (16).

Blitz de Carnaval do Detran apreende 13 veículos no Subúrbio

Com uma nova infraestrutura, que inclui tenda padronizada, balcão de atendimento, gerador de energia e cones luminosos, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia ( Detran- BA) iniciou, na quinta-feira (04/02/2016), na avenida Afrânio Peixoto, em Periperi, a série de blitzes de alcoolemia do Carnaval. Em 61 abordagens, com o apoio da Polícia Militar, 13 veículos foram apreendidos e 42 notificados.

Três condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro. “Vamos intensificar as blitzes para garantir a segurança no trânsito e ajudar no combate ao transporte de armas e drogas. Os foliões precisam de tranquilidade” , disse o coordenador da operação, major Washington Plácido.

A tenda da blitz do Detran foi decorada com banners que exibem mensagens sobre as punições para quem não respeita a Lei Seca e outras infrações de trânsito, como usar o celular dirigindo e ultrapassar os limites de velocidade. Nas abordagens, os condutores recebem material educativo com dicas de segurança.

O eletrotécnico Renato Augusto Patrício, 58 anos, demonstrou estar em sintonia com a iniciativa do órgão. “Nesse período, as pessoas perdem um pouco a cabeça e acham que podem tudo. Eu também vou curtir o Carnaval, mas vou de táxi pra tomar minha cerveja sossegado”.

Outras publicações

Carnaval 2016 de Salvador começa hoje com entrega das chaves da cidade ao Rei Momo Cena do carnaval 2015 de Salvador. No início da noite de hoje (03/02/2016) começa oficialmente o Carnaval de Salvador, com a entrega das chaves da c...
Secretaria do Turismo de Salvador destaca importância do Carnaval para a economia baiana IV Fórum do Carnaval de Salvador debate estrutura da festa. A festa carnavalesca é um dos mais importantes produtos turísticos da Bahia, fator de de...
Grupo Petrópolis mantém investimento no Carnaval da Bahia Gerente do Grupo Petrópolis Eliana Cassandre e o Governador Rui Costa. Dono da marca Itaipava renova participação na folia, apoiando iniciativas de ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br