Câmara Municipal de Feira de Santana suspende sessão em homenagem póstuma a Hosannah Leite

Câmara Municipal de Feira de Santana suspende sessão em homenagem póstuma ao ex-vereador Hosannah Leite.

Câmara Municipal de Feira de Santana suspende sessão em homenagem póstuma ao ex-vereador Hosannah Leite.

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Reinaldo Miranda – Ronny (PSDB), abriu os trabalhos legislativos referente ao exercício de 2016, na manhã desta segunda-feira (15/02/2016). Após a leitura da ata da sessão ordinária anterior e dos projetos, indicações, requerimentos e ofícios pelo 2º secretário da Mesa Diretiva, David Neto (PTN), e pela 1ª secretária, Gerusa Sampaio (PROS), entrou em pauta um requerimento do líder do Governo José Carneiro (PSL) pedindo a suspensão da sessão em homenagem póstuma ao ex-vereador e ex-secretário municipal, Hosannah de Oliveira Figueiredo Leite.

Hosannah estava internado e havia passado por dois procedimentos cirúrgicos no Hospital São Raphael, em Salvador, mas não resistiu, vindo a falecer na manhã do último domingo (14).

O referido requerimento informa que, de acordo com os termos do artigo 171, inciso II, do Regimento Interno da Casa, a sessão é encerrada antes da hora regimental nos seguintes casos: “em caráter excepcional, por motivo de luto municipal, pelo falecimento de autoridade pública ou por grande calamidade pública, em qualquer fase dos trabalhos, mediante deliberação do Plenário, em requerimento subscrito, no mínimo por um terço dos vereadores presentes”. O documento  foi aprovado por maioria  dos edis, com voto contrário do vereador Edvaldo Lima (PP).

O vereador pepista, comentando o pedido de suspensão, externou o seu sentimento pelo falecimento do ex-vereador Hosannah Leite, mas sugeriu que a Casa mantivesse os trabalhos até às 10 horas, uma hora antes do sepultamento. “Há tempo suficiente para que possamos ir ao velório”, argumentou.

Na oportunidade, Edvaldo ainda falou sobre a mensagem enviada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho à Casa da Cidadania, que foi entregue ao presidente Ronny pelo líder governista. “O governo não vem a esta Casa porque não quer dar a resposta que a população de Feira de Santana quer ouvir. O governo está encurralado e não quer dar explicações, inclusive ouvir os professores que estão presentes nesta Casa”, afirmou.

O líder da bancada de oposição, vereador Alberto Nery (PT), disse que, enquanto vereador e representante do povo de Feira de Santana, ele não votaria contrariamente ao requerimento supracitado, uma vez que se trata de uma homenagem póstuma a um ex-vereador. “Queremos aprovar este requerimento porque assim como Hosannah passou, nós também passaremos e espero que haja o mesmo respeito. Temos que ser solidários com aquele combatente da democracia”, salientou.

O autor do requerimento, o vereador José Carneiro (PSL), ressaltou que é de praxe suspender uma sessão legislativa diante do passamento de um ex-vereador. “Hosannah é um cidadão que deixa uma lacuna enorme e difícil de ser preenchida”, declarou.

Carneiro ainda lembrou que a família do ex-vereador procurou a diretoria da Câmara Municipal pedindo o espaço para o velório, o que não pode acontecer, por conta da abertura dos trabalhos legislativos. “O presidente desta Casa cumpriu o Regimento Interno não cedendo, já que isso só poderia ser feito após a aprovação deste requerimento. Por isso peço a sua aprovação em homenagem a esse homem que morreu presidente do PSB em Feira de Santana”, explicou.

Hosannah foi vereador na 11ª Legislatura, durante os anos de 1989 a 1992, eleito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB. Foi também secretário de Governo do ex-prefeito José Falcão da Silva, em 1997; secretário de Obras, no governo do ex-prefeito Colbert Martins da Silva, nos anos de 1977 a 1983; e secretário de Expansão Econômica no governo João Durval­­/José Raimundo, no período de 1993 a 1997.

Outras publicações

Vereador José Carneiro critica contratação de servidores da Bahia por meio do Reda José Carneiro criticou as contratações meio do Regime Especial de Direito Administrativo. O vereador José Carneiro (PSDB), nesta terça-feira (11/10/...
Feira de Santana: vereadora Aldney Marques (Neinha) diz que povo deve avaliar mandato Vereadora Aldney Bastos Marques (Neinha). A vereadora Aldney Bastos Marques (Neinha, PTB), em entrevista, fez uma avaliação positiva da 17ª legislat...
Ex-presidente da Câmara de Feira de Santana critica duramente vereador petista Vereador Justiniano França critica duramente opositor. O vereador Justiniano França (DEM) acha estranha a atitude do petista Beldes Ramos, que prote...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br