Cachoeira: Gordofobia é tema de Exposição Fotográfica na UFRB

Cartaz da exposição Gordofobia.

Cartaz da exposição Gordofobia.

Estudantes do grupo  Comunicação e Saúde,  da Universidade  Federal  do Recôncavo da Bahia (UFRB), realizam nesta terça (16/02/2016), a mostra fotográfica “Gordofobia: construções e desconstruções”, no Centro de Artes  Humanidades e Letras, em Cachoeira.

A exposição, que integra a programação do projeto Imagens Vivas, irá apresentar ensaios fotográficos e um painel de depoimentos a serem postados pelos visitantes, relatando situações de Gordofobia que vivenciaram ou presenciaram.

O propósito é mostrar, através da imagem, como a sociedade vem construindo os preconceitos àqueles que estão fora de um ‘padrão’ físico. Há ainda imagens que provocam as desconstruções desse padrão.

Alan Suzart, um dos estudantes que produziu material para a mostra, trabalhou em suas fotografias a opressão imposta ao corpo de mulheres gordas: “Desejo, com as imagens, desconstruir preconceitos, padrões de beleza, lutar contra a gordofobia e valorizar o corpo feminino, independentemente de tamanho ou forma”.

O ensaio da estudante Elane Nascimento também se propõe a uma desconstrução de estereótipos: “A ideia do ensaio é justamente quebrar com alguns rótulos que alguns associam com o gordo, como a falta de inteligência e o desequilíbrio. É necessário acabar com esse policiamento dos corpos e a imposição de um padrão de beleza”.

Os ensaios estarão expostos no Quarteirão Leite Alves e o público poderá visitar as produções das 7h. às 23h.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br