Bahia inaugura primeiro centro de atendimento a múltiplas vítimas do país

Fábio Vilas Boas  inaugura primeiro Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do país.

Fábio Vilas Boas inaugura primeiro Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas

O Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE), o primeiro a ser implantado no Brasil, foi inaugurado pelo Governo da Bahia nesta quarta-feira (03/02/2016). Com investimento de mais de R$ 800 mil, o centro está preparado para receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente.

Durante a inauguração, médicos, enfermeiros, auxiliares e corpo administrativo realizaram uma simulação de atendimento em caso de desastre de grandes proporções. Eles demonstraram como o estacionamento se transforma, em poucos minutos, em mais um núcleo de atendimento do hospital.

Para o secretário da Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas, a capacidade de atendimento ao grande número de pessoas simultaneamente é importante para um estado com as características da Bahia, que abre nesta quarta-feira o Carnaval, maior festa a céu aberto do planeta.

“A Bahia recebe centenas de milhares de pessoas a mais, que se aglomeram em pequenos espaços, o que expõe e torna possível um acidente com múltiplas vítimas simultâneas. Algo que afetaria até dez pessoas, aqui pode vitimar centenas. Por isso é importante que Salvador tenha espaço para o atendimento de múltiplas vítimas”, afirmou o secretário.

O estacionamento coberto já é equipado com toda a infraestrutura de oxigênio, rede elétrica e demais características de uma emergência hospitalar. As vítimas chegam, passam por uma triagem e são encaminhadas rapidamente para as áreas verde, amarela e vermelha, identificadas e adequadas à gravidade dos ferimentos. Os familiares também são recebidos por uma equipe de assistentes sociais.

Parceria entre Bahia e Alemanha

O equipamento é o resultado de uma parceria entre os governos do Brasil e da Alemanha. De acordo com a cônsul alemã, Petra Shaeber, a parceria é um legado da Copa do Mundo. “Na preparação da Copa, sempre falamos dos legados, tanto na Alemanha, em 2006, como no Brasil. E nessa preparação, houve uma iniciativa dos dois governos de fazer um treinamento nas cidades sede para atendimento a múltiplas vítimas. E aqui foi disponibilizado este espaço, é um grande prazer estar aqui hoje e ver isso funcionando”, explicou.

Outras publicações

Portuários da Bahia entram em greve Vista do Porto de Salvador. Portuários decretam greve. Diante da contraproposta apresentada pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) aos...
SEAGRI, MDA e ASSOCAFÉ firmam convênio para elevar produtividade e qualidade do café baiano Eduardo Salles explicou que, de acordo com o Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Café, realizado através da Assocafé, o Estado possui cerca de 22 mil ...
Bahia espera superar as 100 mil adesões de agricultores ao Garantia Safra Fortalecer o Programa Garantia Safra na Bahia obtendo maior adesão de agricultores familiares. Este é um dos objetivos da Secretaria da Agricultura do...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br