Assembleia formará comissão para debater extinção do Derba

Assembeia Legislativa da Bahia debate Derba.
Assembeia Legislativa da Bahia debate Derba.
Assembeia Legislativa da Bahia debate Derba.
Assembeia Legislativa da Bahia debate Derba.

Em sessão especial realizada na tarde desta quinta-feira (25/02/2016), na Assembeia Legislativa da Bahia (ALBA), ocasião em que a situação funcional dos servidores do extinto Derba (Departamento de Estradas e Rodagem da Bahia) foi tema principal, ficou decidido que será criada uma comissão especial no parlamento para que se busque soluções para os problemas que afligem os ex-dirigentes e ex-servidores do órgão. Conforme o deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB), autor da iniciativa, a decisão se deu por conta do comprovado descaso do Governo Estadual, que embora convidado, sequer mandou representante para responder aos diversos questionamentos.

Ao elencar em longo discurso a importância do departamento, a exemplo, da construção da primeira sede da Administração Central, o Largo dos Aflitos em Salvador e uma rede de 20 mil km de rodovias estaduais, Hildécio Meireles destacou que: “desconsiderando todo esse acervo tecnológico, humano e patrimonial tangível e intangível, inesperadamente, através da lei n° 13.204 de 12 de dezembro de 2014, o Derba fora extinto, sendo ignorada a relação custo benefício e suas consequências na qualidade da oferta dos serviços à população baiana”.

Mais além, o deputado frisou que avaliando o primeiro ano de inexistência fica claro que se tratou de uma medida não de economia, pois o que tem se notado é que o custo com manutenção das estradas vem aumentando consideravelmente, bem como o total desconhecimento do órgão e das suas atribuições. “Aliado a isso, a falta de fiscalização tem resultado em obras de baixo rendimento e qualidade duvidosa. Contudo, o Executivo Estadual, preferiu ignorar nosso plenário lotado de seus servidores e nos leva, em prol do futuro desses profissionais, que denunciam desde assédio moral, a criar uma comissão especial para buscar apoio junto ao Tribunal Regional do Trabalho e, consequentes soluções e, acima de tudo, minorar o prejuízo já causado por esta medida”.

Para o presidente da Associação Sindical dos Servidores do Derba (Asderba), Nilton Borges Ramos, o governo precisa rever a “nocividade” do ato que vem fazendo, com perseguição , desvio de função e assédio moral . “Sem falar que hoje 75% das estradas baianas estão em péssimo estado para não dizer intransitáveis”, disse, conclamando soluções e agradecendo a iniciativa de Meireles.

Compuseram a mesa: o vice-presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado (AFPEB), Carlos Kauark Kruschewsky; o ex-secretário de Transportes e ex-diretor do Derba, Carlos Alberto Dantas Mendes; Walter Lessa, representante da Associação Baiana de Imprensa (ABI); Marinalva Nunes, presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab); Franklin Gomes, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia; o secretário-geral da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, Lineu Neves e mais o ex-senador, Rui Bacelar, os deputados Luciano Simões Jr. e Eduardo Sales e o vereador Hilton Coelho.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141316 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário