TJBA: presidente Eserval Rocha inaugura em Salvador centro de solução consensual de conflitos na área do consumidor

Desembargadores Baltazar Miranda Saraiva, Eserval Rocha, Edmilson Jatahy Fonseca Júnior e a juíza Rita Ramos participam da inauguração do primeiro Cejusc.

Desembargadores Baltazar Miranda Saraiva, Eserval Rocha, Edmilson Jatahy Fonseca Júnior e a juíza Rita Ramos participam da inauguração do primeiro Cejusc.

Presidente Eserval Rocha discursa durante inauguração do Cejusc.

Presidente Eserval Rocha discursa durante inauguração do Cejusc.

Desembargador Eserval Rocha e a juíza Rita Ramos descerram placa inaugural do Cejusc.

Desembargador Eserval Rocha e a juíza Rita Ramos descerram placa inaugural do Cejusc.

A resolução de problemas na área do consumidor ganhou um reforço nesta quinta-feira (07/01/2016), com a inauguração do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflito (Cejusc) de Relações de Consumo.

O cidadão poderá fazer uma queixa diretamente no Cejusc, que dará encaminhamento para audiências de mediação e conciliação entre as partes. Nâo há custas processuais, nem a necessidade de estar com advogado.

O Cejusc de Relações de Consumo da Comarca de Salvador funciona no térreo do Fórum Orlando Gomes, no Campo da Pólvora, em Salvador. O atendimento ao público será iniciado a partir de segunda-feira (18). A unidade vai mediar acordos de todos os tipos, relacionados ao consumidor e sem limite no valor da causa.

O Cejusc terá competência para casos pré-processuais e em questões já judicializadas. Neste segundo caso, a unidade judicial encaminha os autos do processo para o Centro designar as audiências de conciliação e mediação. Se não houver acordo, a vara dá prosseguimento com os prazos do processo.

“Estamos investindo na política de pacificação social e já direcionando para o novo Código de Processo Civil, que entra em vigor em março e prioriza as ações conciliatórias”, afirmou a juíza Rita de Cássia Ramos de Carvalho, coordenadora do Cejusc de Relações de Consumo.

Inauguração

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, a juíza Rita Ramos e o juiz Anderson Bastos, assessor especial da Presidência para Assuntos Institucionais, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), descerraram a placa de inauguração do centro.

“A Bahia se sente muito orgulhosa em estar em primeiro lugar no número de conciliações. O Cejusc amplia esse benefício para a população”, afirmou o presidente. O desembargador Eserval Rocha fez referência ao posicionamento de destaque nacional que o TJBA já ocupa em termos de conciliação, com premiações pelo Conselho Nacional de Justiça, além da atuação dos Balcões de Justiça e Cidadania desde 2007 e da adoção da Justiça Restaurativa.

O juiz Anderson Bastos ressaltou que o Cejusc do Consumidor agrega ao trabalho já desenvolvido pelo TJBA e vai desafogar as varas de relações de consumo. “Esperamos que seja uma ferramenta para resolver o problema e que gere aprendizado para as partes tratarem outras questões sem a necessidade de mediação”, disse.

Também participaram da solenidade o 1º vice-presidente, desembargador Edmilson Jathay Fonseca Júnior, as desembargadoras Joanice Maria Guimarães de Jesus e Maria de Lourdes Pinho Medauar, os desembargadores Baltazar Miranda Saraiva, Mário Augusto Albiani Alves Júnior, magistrados e servidores.

A resolução nº 24, de 11 de dezembro de 2015, disciplina a criação do Cejusc no estado da Bahia, alinhada à política judiciária nacional de solução de conflitos instituída pelo Conselho Nacional de Justiça. O Cejusc de Relações de Consumo é o primeiro instalado no estado.

Confira imagens do evento

Outras publicações

Com as presenças do presidente do TJBA e da ministra do STF, é inaugurada vara da Violência Doméstica no Fórum do Imbuí Presidente do TJBA, Eserval Rocha, e a ministra do STF Carmem Lúcia descerram placa de inauguração da vara da Violência Doméstica no Fórum do Imbuí. ...
Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia inaugura Fórum Luis Viana Filho na Comarca de Serrinha Fachada do Fórum Luiz Viana Filho na Comarca de Serrinha. Inauguração do Fórum Luiz Viana Filho na Comarca de Serrinha. Deputados Gika Lopes ...
Livro sobre Justiça Federal homenageia desembargador Leomar Amorim; evento contou com a participação do desembargador Jatahy Fonseca Desembargador Jatahy Fonseca (ao centro) participou do evento de lançamento da obra jurídica. O Espaço Cultural STJ lançou naa terça-feira (27/09/20...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br