TJBA: inaugurado pelo presidente Eserval Rocha, instalações do fórum da Comarca de Irecê avança na melhoria da prestação jurisdicional

Cenas da inauguração do fórum da Comarca de Irecê.

Cenas da inauguração do fórum da Comarca de Irecê.

Representantes da comunidade e membros do Tribunal de Justiça da Bahia reunidos durante inauguração do Fórum da Comarca de Irecê.

Representantes da comunidade e membros do Tribunal de Justiça da Bahia reunidos durante inauguração do fórum da Comarca de Irecê.

Enquanto uma providencial chuva caía sobre a região de Irecê, para a alegria da população, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, inaugurava o quinto fórum de sua gestão, em uma solenidade bastante concorrida.

Em seu discurso, o desembargador disse que, como bom sertanejo e filho da região, ele compartilhava da alegria em ver a terra molhada. E falou sobre mais uma obra concluída.

“Conseguimos dar um passo decisivo para a nossa melhor prestação jurisdicional com a inauguração deste fórum. Há muito Irecê clamava por uma casa nova para reunir os serviços da Justiça. Aqui está ela”, disse. “Uma obra idealizada, projetada, contratada e realizada nesta gestão. Não é por outra razão que estamos entregando-a hoje; a poucos dias da conclusão do meu mandato”, completou.

O prédio foi projetado para sediar, por décadas, todos os serviços da Justiça local, num terreno de 4,2 mil metros quadrados, cedido pela prefeitura, e com um investimento aproximado de R$ 8,7 milhões.

“O nosso objetivo é priorizar o Primeiro Grau, dar dignidade ao juiz, ao servidor, ao jurisdicionado, e colocar à disposição da população instalações dignas que seguramente garantem a prestação de um bom serviço”, afirmou.

O fórum inaugurado em Irecê, uma comarca instalada há 70 anos, é o quinto entregue à população baiana em pouco mais de um mês. Na última terça-feira foram inaugurados os de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, e semanas antes os de Central e Sobradinho. Na próxima semana serão inaugurados os fóruns das comarcas de Rio Real e Paulo Afonso.

O juiz Valnei Alves, recém-empossado diretor do fórum, destacou a política de valorização do Primeiro Grau e, dirigindo-se aos presentes, especialmente para aqueles que enfrentaram a chuva para assistir à solenidade, disse: “Este fórum é para a população de Irecê e também para os servidores, que muito têm se dedicado ao trabalho, na busca da melhoria da Justiça”.

Também o prefeito Luiz Pimentel, em sua fala, ressaltou que “o município realiza um grande sonho com o fórum agora pronto e funcionando”, e destacou a fase de construção do prédio, “que gerou empregos e movimentou o comércio”.

Estiveram presentes à solenidade de inauguração do fórum de Irecê o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, o desembargador aposentado Expedito Carvalho, o juiz Ricardo D’Ávilla, e a deputada estadual Fabíola Mansur, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, servidores e representantes locais.

Também acompanharam a solenidade os juízes Oseias Costa de Sousa e Anderson Bastos, assessores especiais da Presidência, e o diretor-geral do TJBA, Franco Bahia.

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.