Secretaria da Agricultura de Feira de Santana vai distribuir mudas de umbu gigante para pequenos produtores

Secretaria da Agricultura de Feira de Santana inicia projeto umbu gigante.

Secretaria da Agricultura de Feira de Santana inicia projeto umbu gigante.

Pequenos produtores rurais de Feira de Santana receberão, em fevereiro de 2016, mudas de umbuzeiro que produzem frutos gigantes. Serão distribuídas pela Secretaria Municipal de Agricultura, que as produziu com a técnica da enxertia. A produção será experimental.

Inicialmente, por motivos climáticos, serão beneficiados agricultores de Bonfim de Feira, Jaguara e de Tiquaruçu, distritos localizados no semi-árido, onde a planta se adapta com facilidade – e de onde é originária.

Algumas espécies do umbu gigante chegam a pesar 150 gramas, enquanto que uma fruta comum não passa de 20 gramas. O tempo para início da produção é bem menor, quando comparado o gigante com o tradicional. O tempo do enxertado é de aproximadamente cinco anos, contra cerca de 20 anos da outra espécie.

O secretário municipal de Agricultura, Wellington Andrade, disse que o início da produção destes umbuzeiros vai representar um ganho financeiro extra para estes agricultores. “Como todos sabem, a venda do umbu é garantida. Será um dinheiro certo que vai entrar no orçamento destas famílias”.

O umbu que é consumido em Feira de Santana vem de outras regiões do estado. Mas dentro de alguns anos, diz o secretário, boa parte do que vai ser levado ao mercado sairá das propriedades rurais localizadas no município. “O umbu gigante, além da qualidade, vai ser novidade para o mercado. Será uma vantagem a mais para o produto local”, disse o secretário.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br