Salvador: Feira Baiana de Agricultura Familiar é destaque no Mercado Iaô

Feira Baiana de Agricultura Familiar ocorre no Mercado Iaô - Centro de Economia Criativa e Sustentabilidade.

Feira Baiana de Agricultura Familiar ocorre no Mercado Iaô – Centro de Economia Criativa e Sustentabilidade.

Os produtos da agricultura familiar tiveram destaque no Mercado Iaô – Centro de Economia Criativa e Sustentabilidade, realizado, neste domingo (24/01/2016), no bairro da Ribeira, em Salvador. Quem visitou o ‘Espaço de Economia Solidária e Agricultura Familiar’ encontrou produtos como doces, sequilhos, mel, cachaça e outras iguarias produzidas em diferentes regiões da Bahia por  associações e cooperativas baianas apoiadas pelas secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O visitante Ian Mendes, de 26 anos, prestigiou a Feira e falou sobre a satisfação de encontrar um espaço da agricultura familiar em um evento em Salvador. “Agricultura familiar é qualidade de vida. Quando pensamos em uma sociedade mais integrada constatamos que somos aquilo que consumimos. Aqui, encontramos produtos de qualidade e temos certeza de estar adquirindo produtos mais saudáveis. Além disso, enquanto membro da sociedade, penso nesse espaço pelo ponto de vista social, porque vemos que está sendo realizado um trabalho de empoderamento dessas famílias, que saem do campo  para vender o produto para o consumidor e não para atravessadores. É a política sendo realizada para valorizar as pessoas do campo e os produtos da sua terra”.

Segundo o produtor de chocolate e licor caseiro, Tilson Prates, muitas pessoas que não conheciam os produtos tiveram a oportunidade de conhecer. “Estamos prospectando novos mercados e já identificamos, inclusive, possíveis pontos de venda pelo bairro. Nós temos que agradecer ao governo, que sempre está nos dando oportunidade de estar presente nesses eventos”.

Para a chefe de gabinete interina da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Ila Baraúna, esse é um espaço novo para divulgar os produtos da agricultura familiar e ajudar os agricultores a fecharem novos contratos. “Os produtos que trabalhamos, além de não conter agrotóxicos dialoga com a questão da sustentabilidade, que é o que o espaço propõe. Estamos trazendo o rural para cidade para que as pessoas possam conhecer, experimentar, ter acesso ao novo, ter uma alimentação mais saudável e também ajudar no crescimento dessas associações e para que elas possam disputar no mercado”.

Baraúna afirmou também que se trata de um  lugar estratégico para realização do evento. “A Cidade Baixa vem se revitalizando a cada ano. É um lugar com muita cultura e dialoga muito com a questão da cultura da Bahia. Esse é o nosso primeiro ano e a expectativas é que nos próximos possamos ampliar a nossa participação”.

De acordo com a diretora da Superintendência da Agricultura Familiar/SDR, Elizabeth Souza, a participação da SDR tem o sentido de promover a apresentação e comercialização dos produtos da agricultura familiar. “Temos o propósito de fortalecer esse trabalho das associações e cooperativas de todo o estado da Bahia e para gente é fundamental trazê-los para Salvador e gerar a integração entre a cultura popular e o lazer, conciliando com a venda e divulgação dos produtos”.

O Mercado – Realizado pela Associação Fábrica Cultural, o Mercado Iaô terá edições semanais, sempre aos domingos, das 10h às 19h. A programação segue até o dia 28 de fevereiro, todos os domingos, e a SDR levará novos empreendimentos, a cada semana, para exporem seus produtos e mostrar a importância da agricultura familiar da Bahia. O evento reúne expositores de artesanato, artes plásticas, gastronomia, música, literatura da cidade e do Estado em um único lugar, com entrada gratuita.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br