Salvador: Cidade Baixa terá policiamento reforçado durante Lavagem do Bonfim

Cena da Lavagem do Bonfim de 2015.

Cena da Lavagem do Bonfim de 2015.

Mais de 1500 policiais, entre civis, militares e bombeiros vão garantir a paz na a Lavagem do Bonfim, que acontece na quinta-feira (14/01/2016). O trajeto entre a Conceição da Praia e a Colina Sagrada terá o policiamento reforçado, bem como os principais acessos ao tradicional cortejo e os corredores de tráfego.  O secretário Maurício Barbosa participará da procissão, acompanhando o trabalho realizado pelos profissionais da segurança pública.

O esquema especial da Polícia Militar tem início já às 6 horas, com o acompanhamento da Corrida Sagrada, que percorrerá o trajeto entre a Igreja da Conceição da Praia e a Igreja do Bonfim. O policiamento ostensivo será reforçado com policiais do Esquadrão de Motociclistas Águia, das companhias independentes do Comando Baía de Todos os Santos, das operações Apolo e Gêmeos e da Companhia Independente de Policiamento e Tático (CIPT).

O reforço da PM inclui ainda alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em estágio supervisionado, homens e mulheres dos batalhões de Choque, de Eventos, de Polícia Turística, de Guardas, Cavalaria, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental e Grupamento Aéreo (Graer).

Ao todo serão 200 patrulhas, 20 postos elevados de observação e quatro bases comunitárias móveis de segurança que estarão distribuídas ao longo do trajeto. Também haverá patrulhamento nas estações de transbordo e de metrô, corredores de tráfego, pontos de ônibus e nas vias de acesso à festa do Bonfim.

A Polícia Civil, por sua vez, participará da festa com três postos instalados na Conceição da Praia e no Bonfim, além do reforço no efetivo da 3ª Delegacia Territorial (Dendezeiros) e da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur/Pelourinho), para garantir agilidade no atendimento. Um carro presídio também estará à disposição para transportar as pessoas detidas na festa, que serão encaminhadas ao Complexo Policial dos Barris.

Já o Corpo de Bombeiros disponibilizará 127 profissionais com qualificações em operações de busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e prevenção e combate a incêndios. Também serão empregadas uma viatura de combate a incêndios e uma ambulância para ocorrências pré-hospitalares, estacionadas no posto de comando das três bases do Corpo de Bombeiros no Comércio, Largo de Roma e Calçada.

Também haverá bombeiros do Grupamento Marítimo nas praias da Preguiça, Boa Viagem e Ribeira, onde também estão à disposição mergulhadores e embarcações para a realização de buscas e terão reforço do núcleo de Mergulho com mergulhadores e embarcações.

Outras publicações

Adolescentes da CASE comemoram os 20 anos do ECA Os adolescentes da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Salvador/Fundac tiveram um mês de julho de intensa programação. Com muitas atividad...
Doutorado e Mestrado gratuítos da UNEB increvem para aluno especial O Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade do campus 1 da Uneb - Salvador - inscreve, entre esta segunda e sexta-feira (12 e 16 de ju...
Após enfrentar sérias dificuldades no executivo, o prefeito João Henrique agora sofre forte oposição no legislativo da capital baiana Vereadores que compõem a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Salvador se reúnem nesta terça-feira (25/01/2011) para discutir a crise político-finance...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br