Projeto ‘Matizes de um Carnaval’ realiza primeira ação em Maragogipe

Cartaz do projeto 'Matrizes de um Carnaval'.
Cartaz do projeto 'Matrizes de um Carnaval'.
Cartaz do projeto 'Matrizes de um Carnaval'.
Cartaz do projeto ‘Matrizes de um Carnaval’.

Ação apoiada pelo Fundo de Cultura da Bahia, o projeto propõe um espaço de discussão sobre a salvaguarda do Carnaval. Acontece neste sábado (30/01/2016), a apresentação do projeto Matizes de um Carnaval, na Casa da Cultura em Maragogipe. O encontro tem como objetivo reunir o poder público e a sociedade civil para que todos possam conhecer o cronograma de ações que será desenvolvido dentro do projeto durante os próximos meses no município e também propor um espaço de discussão sobre a salvaguarda do Carnaval, festejo de grande representatividade da cultura tradicional popular. O projeto é financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz), contemplado pelo edital Agitação Cultural.

Visando financiar e estimular as produções artísticas culturais baianas, o Matizes de um Carnaval visa fomentar a criação de uma rede de artesãos locais que confeccionam máscaras e adereços para o Carnaval, incentivar o trabalho dos novos produtores através de capacitações de gestão e novas técnicas de produção voltada para a economia criativa. Essas ações além de proporcionar a transmissão do saber podem abrir espaço para a geração de renda através dos produtos confeccionados.

Dentre as atividades estão oficinas de gestão com empreendedorismo e economia criativa a também oficinas práticas de produção de máscaras e novas técnicas. As inscrições ocorrem de 15 a 19 de fevereiro, na Casa da Cultura.

O Carnaval – Reconhecido nacional e internacionalmente, o Carnaval de Maragogipe é registrado como Patrimônio Imaterial da Bahia. O festejo popular preserva a essência dos antigos carnavais, tendo como principal atrativo para a visitação dos turistas o desfile de máscaras e fantasias onde pessoas anônimas usam e abusam da criatividade e ganham as ruas levando magia e animação para todos.

Agenda

30/01/2016 – Seminário de Sensibilização e Fortalecimento

06 e 07/02/2016 – Oficina e distribuição de máscaras

15 a 19/02/2016 – Inscrições

26/02/2016 – Oficina – Empreendedorismo

11/03/2016 – Oficina – Economia Criativa

25/03/2016 – Oficina – Controle de Custos

08/04/2016 – Oficina – Comunicação para o Desenvolvimento

22/04/2016 – Oficina – Planejamento Estratégico

13/05/2016 – Oficina e Produção de Máscaras

20/05/2016 – Oficina e Produção de Máscaras

27/05/2016 – Oficina e Produção de Máscaras

Sobre o Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA)

Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito publico ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141150 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário