Políticos lamentam morte de Afrísio Vieira Lima

Afrísio de Souza Vieira Lima faleceu aos 86 anos.

Afrísio de Souza Vieira Lima faleceu aos 86 anos.

PMDB emite nota de pesar

É com enorme pesar que o PMDB da Bahia lamenta o falecimento do ex-deputado Afrísio Vieira Lima, aos 86 anos, na noite deste domingo (10/01/2016), às 23:55, em Salvador. Pai de Geddel Vieira Lima, Afrísio Vieira Lima Filho e de Lúcio Vieira Lima, Dr. Afrísio deixa viúva, Dona Marluce Quadros, e sete netos.

O velório acontece ao longo desta segunda-feira (11) no cemitério Campo Santo, em Salvador, com missa de corpo presente às 15:30 e sepultamento às 16:30.

Trajetória

Afrísio nasceu em 19 de março de 1929, na cidade baiana de Remanso. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, o ex-deputado assumiu diversos cargos durante a vida pública, como superintendente do Centro Industrial de Aratu e secretário estadual de Segurança Pública da Bahia. Foi eleito vereador na cidade de Itaquara, de 1963-1967, deputado estadual, de 1971-1975, e quatro vezes deputado federal, de 1975-1991.

Foi presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, em 1974, e também superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), diretor presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb).

Governador lamenta morte de Afrísio de Souza Vieira Lima

O governador Rui Costa manifestou seu pesar pela morte de Afrísio Vieira Lima na manhã desta segunda-feira (11): “Lamento pelo falecimento de Afrísio de Souza Vieira Lima. Meus sentimentos e solidariedade a toda família. Sei o que é a dor da despedida de um pai. Espero que a fé em Deus e as boas lembranças do pai de família e do homem público que ele foi conforte seus filhos, sua esposa e demais familiares e amigos”.

Bancada de Oposição na Alba emite nota de pesar pela morte de Afrísio Vieira Lima

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia emite nota de pesar pela morte do ex-deputado federal Afrísio Vieira Lima, pai do ex-ministro e presidente do PMDB-Ba, Geddel Vieira Lima e do deputado federal Lúcio Vieira Lima, a quem os parlamentares prestam plena solidariedade, assim como aos seus familiares e amigos, nesse momento de dor e perda. Consternado, o líder da bancada, deputado Sandro Régis (DEM), lamentou profundamente o falecimento de Afrísio Vieira Lima, aos 86 anos, considerado, conforme frisou, importante líder político que deixa a sua marca exemplar na história da Bahia e do Brasil.  ” Em nome de todos os deputados que compõem a bancada de oposição do Legislativo baiano, presto aqui os meus sentimentos aos amigos e companheiros da jornada política Geddel e Lúcio Vieira Lima, reafirmando a nossa solidariedade e rogando a Deus o conforto para toda a família”, reforçou o líder.

Deputado Carlos Geilson lamenta a morte do ex-deputado federal Afrísio Vieira Lima

Por meio de uma moção de pesar, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) lamentou a morte do ex-deputado federal Afrísio Vieira Lima. O político faleceu aos 86 anos, na noite deste domingo (10), em um hospital de Salvador, onde estava internado há cerca de 90 dias.

“Lamento profundamente a morte do ex-deputado federal Afrísio Vieira Lima, um dos grandes nomes da política brasileira. Sem dúvidas essa é uma perda irreparável. A trajetória dele vai ser sempre lembrada principalmente através dos seus filhos Geddel Vieira Lima, ex-ministro e presidente do PMDB na Bahia, e Lúcio Vieira Lima, deputado federal (PMDB-BA)”, declara Geilson.

Nascido em 19 de março de 1929, no município de Remanso, no interior baiano, Afrísio Vieira Lima foi, antes de político, advogado, pecuarista e comunicólogo. A concretização do ingresso dele na vida política veio através da eleição ao cargo de vereador pela União Democrática Nacional (UDN), no município baiano de Itaquara, onde exerceu mandato de 1963 a 1967.

Em consequência da realização de um trabalho de destaque, Afrísio Vieira Lima foi eleito deputado estadual pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e exerceu o cargo de 1971 a 1975, sendo que no último ano ele se elegeu deputado federal também pela ARENA. Em 1979 o político foi reeleito para a Câmara Federal, mandato exercido até 1983.

Já integrando o Partido Democrático Social (PDS), Afrísio Vieira Lima foi reeleito deputado federal em 1983 e exerceu o cargo até 1987. Ele foi ainda suplente de deputado federal pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de 1987 a 1991, quando assumiu por diversos períodos.

ACM Neto lamenta a morte do ex-deputado Afrísio Vieira Lima

O prefeito ACM Neto lamentou nesta segunda-feira (11) a morte do ex-deputado Afrísio Vieira Lima. “Em todos os cargos públicos que ocupou, o deputado Afrísio Vieira Lima sempre lutou muito pelos interesses da Bahia”, afirmou o prefeito. ACM Neto disse também que se solidariza com a família Vieira Lima e com seus amigos, nos nomes do deputado Lúcio Vieira Lima e do ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Leia +

Salvador: morre aos 86 anos o ex-deputado federal Afrísio de Souza Vieira Lima

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br