Pesquisa revela que para 19,5% dos caminhoneiros, internet é considerada um dos três itens essenciais nos pontos de parada

Internet é considerada um dos três itens essenciais nos pontos de parada de caminhoneiros.

Internet é considerada um dos três itens essenciais nos pontos de parada de caminhoneiros.

Levantamento realizado pela Sontra Cargo comprovou que somente alimentação,  segurança, higiene e cuidados com o veículo estão à frente de conexão de banda larga. São Paulo, janeiro de 2015 – A internet já é fundamental para a grande maioria da população, mas para os caminhoneiros parece uma realidade muito distante, levando-se em conta que passam horas viajando de um ponto ao outro. No entanto, uma pesquisa recente realizada pela Sontra Cargo – aplicativo que conecta caminhões a cargas – (http://www.sontra.com.br)  – sobre o perfil desses profissionais revelou que para 19,5% a internet é uma das três principais necessidades nos pontos de parada, estando abaixo apenas de questões básicas como alimentação (61,7%), estacionamento (49,9%), segurança (27,1%) e serviços mecânicos (22,3%).

O levantamento também mostrou que a necessidade por internet está relacionada a um crescimento dos smartphones com estes profissionais, onde 71,8% dos caminhoneiros possuem aparelhos próprios com acesso a internet e 62,1% afirmam acessar diariamente  a rede.  “O uso da internet móvel modificou o jeito como as pessoas se relacionam, consomem e ganham dinheiro atualmente,  e  com os caminhoneiros não foi diferente. Isso demostra a importância que a internet vem ganhando na categoria e o crescimento do meio, principalmente com planos e pacotes mais acessíveis”, afirma  Bruno Moreira, diretor de marketing da  Sontra Cargo.

Ainda de acordo com o estudo,  42,1% usam o celular para a busca de cargas, enquanto que 25,8% para interagir nas redes sociais,  24,3% querem acompanhar as notícias e somente 5,4% buscam entretenimento. “A internet proporcionou que na própria região em que foi entregue o produto, o caminhoneiro seja capaz de procurar e negociar um preço justo para voltar com outro frete até a região que saiu, potencializando os ganhos”, esclarece Moreira.

Frequência e meio de acesso a internet

A pesquisa da Sontra Cargo também captou os principais meios eletrônicos de acesso a internet e com que frequência os caminhoneiros os utilizam. Para isso foram usadas as opções: computador; notebook; smartphone; tablet e outros. Após estes apontamento, os profissionais precisavam responder a pergunta “com qual frequência por dia você acessa a internet?”, com quatro opções de resposta: nunca; raramente; eventualmente e frequentemente. “Além de mapearmos como usam a internet e quantos caminhoneiros possuem gadgets, nós também nos aprofundamos em entender com que constância usam e qual o principal meio que acessam”, diz.  No infográfico a seguir é possível acompanhar os resultados.

Sobre a Sontra Cargo

A Sontra Cargo é uma plataforma que conecta caminhoneiros autônomos a fretes. Disponível na web e para Android, iOS e Windows Phone, o serviço, gratuito, funciona como uma espécie loja virtual, onde todos os fretes ficam disponíveis aos caminhoneiros, demonstrando valores e tarifas daquele serviço. Após o contato inicial, são realizados os trâmites necessários de segurança, e durante todo o processo de transporte, a carga pode ser acompanhada em tempo real durante todo o trajeto, como percurso escolhido, pedágios e detalhamento do valor. Atualmente, a Sontra Cargo possui em seu banco de dados aproximadamente 20 mil transportadoras e 100 mil caminhoneiros cadastrados.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br