Nutricionistas lançam campanha ‘Pacto do Bem, uma corrente pela alimentação saudável e adequada’

Cartaz da campanha campanha 'Pacto do Bem, uma corrente pela alimentação saudável e adequada'.

Cartaz da campanha campanha ‘Pacto do Bem, uma corrente pela alimentação saudável e adequada’.

O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRN) aderiu ao Pacto Nacional pela Alimentação Saudável (Decreto nº8.553/2015), lançado há dois meses pelo Governo Federal. Por estar de acordo com o preceito do decreto, baseado no combate à obesidade e às doenças causadas pela má alimentação, o CFN, com apoio dos 10 Conselhos Regionais de Nutricionistas do Brasil, lançou no final de dezembro último o “Pacto do Bem, uma corrente pela alimentação saudável e adequada”. O objetivo da campanha, que vai até o dia 27 de janeiro de 2016, é estimular a população a assumir um compromisso com a mudança de seus hábitos alimentares.

“É muito comum nessa época do ano as pessoas planejarem algum tipo de mudança positiva em suas vidas. Nossa proposta é que as pessoas melhorem a qualidade da sua alimentação”, resumiu o diretor do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (Bahia e Sergipe), Emerson Palmeira. Segundo o nutricionista, garantir hábitos saudáveis de vida vai além de reduzir os níveis de açúcar, sal e gorduras na alimentação. “Isso é o básico. Mas não podemos perder de vista que alimentos saudáveis podem ser saborosos. E que alinhar a prática de atividades físicas com uma alimentação balanceada pode ser prazeroso. O que estamos propondo ao apoiar esta campanha é a união de saúde e bem estar com qualidade de vida a partir de um compromisso da pessoa consigo mesma, sem nenhum tipo de pressão ou terrorismo nutricional, entendendo que o processo de reeducação alimentar se dá aos poucos, gradativamente, de modo muito individual”, ponderou.

A principal peça publicitária da campanha nacional é um vídeo protagonizado pelo ator Marcos Palmeira, que tem uma atividade voltada para a agroecologia e produção de alimentos orgânicos. O vídeo (disponível em www.rbmcomunicacao.com.br/case/hello-world/), veiculado na televisão nos últimos dias de 2015, está sendo amplamente compartilhado pela Internet, sobretudo nas redes sociais.

No vídeo, ao contar que aceitou o desafio de melhorar sua alimentação em 2016, o ator se compromete a adotar um hábito saudável – no caso, beber mais água ao longo do dia. Em seguida, ele desafia um amigo, que é convidado a postar uma foto ou vídeo com a hashtag #desafioCFN, desafiando outro amigo. A ideia da ação é estimular as pessoas a fazerem o mesmo, de modo a gerar uma corrente em que elas se comprometam a melhorar a alimentação neste novo ano.

Como forma de apoio à campanha nacional, o CRN-5 iniciou a postagem de cards no Facebook com Conselheiros e funcionários vestindo a camisa do “Pacto do Bem” e respondendo à pergunta “O que você melhoraria em sua alimentação em 2016?”. As respostas são variadas. “Vou priorizar alimentos orgânicos” e “Respeitarei o intervalo de três horas entre as refeições” são algumas das respostas. Para conferir as demais, basta acessar a Fan Page Oficial do CRN-5 (migre.me/sC3NN).

Além disso, ao longo deste mês, o Regional vai estimular Nutricionistas e Técnicos em Nutrição da Bahia e de Sergipe a participar ativamente da campanha nas redes sociais. “Para nós, a campanha será vitoriosa se o ‘Pacto do Bem’ for assumido por um bom número de baianos e sergipanos de diferentes faixas etárias e classes sociais. Todas as pessoas precisam de uma alimentação cada vez melhor. A saúde agradece”, finalizou o nutricionista Emerson Palmeira.

Outras publicações

Presidentes de grandes empresas e governadores participam da 2ª Edição do Exame Fórum Nordeste Reprodução de página da Internet da 2ª Edição do Exame Fórum Nordeste. Nos últimos anos, a economia da Região Nordeste tem apresentado uma expansão ...
Em pleno festejo de final de ano, deputados estaduais baianos aprovam 95% de aumento da verba indenizatória Bandidos assaltam o Banco do Brasil do município de Santa Bárbara, localizada no nordeste baiano. O roubo aconteceu hoje (05/01/2010) e foi considerad...
Scania lança ônibus que pode tirar até 135 carros das ruas Scania lança ônibus que pode tirar até 135 carros das ruas. Sistema de transporte público tipo BRT. Modelo biarticulado que leva 270 passageiros...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br