TJBA: desembargador Eserval Rocha inaugura Salão do Tribunal Pleno e marca nova fase de atividade da magistratura baiana

Em discurso, o presidente Eserval Rocha destacou conquistas da sua gestão e foi bastante aplaudido pelos colegas

Em discurso, o presidente Eserval Rocha destacou conquistas da sua gestão e foi bastante aplaudido pelos colegas.

Salão do Tribunal Pleno do TJBA.

Salão do Tribunal Pleno do TJBA.

Um  espaço três vezes maior para o público acompanhar as sessões e capacidade para até 78 desembargadores. Assim é o novo Salão do Tribunal de Justiça da Bahia, inaugurado na tarde desta quinta-feira (21/01/2016).

O equipamento é mais uma conquista do Tribunal, na gestão do desembargador Eserval Rocha, que entregou a nova estrutura ao lado da nova presidente eleita, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, a ser empossada no próximo dia 1º de fevereiro.

O espaço conta também com sete cadeiras na mesa da Presidência e agrega um público de 161 pessoas. A área construída passa de mil metros quadrados, representando investimentos de R$ 9,5 milhões de recursos próprios.

O Pleno antigo começou a ser utilizado no ano de 2000 com a mudança da sede do TJBA do Fórum Ruy Barbosa para o Centro Administrativo da Bahia. A estrutura anterior não comportava mais o crescimento do Judiciário e a necessidade da Corte.

Ao cumprimentar a desembargadora Silvia Zarif, decana do tribunal, o presidente saudou as dezenas de desembargadores presentes junto a juízes, servidores e autoridades.

O desembargador Eserval Rocha destacou os avanços obtidos pelo tribunal em estrutura e valorização de pessoal, em um discurso de prestação de contas de uma gestão que mudou o perfil do Poder Judiciário na Bahia.

Investimentos

O desembargador foi aplaudido pelos colegas, depois de citar a inauguração de fóruns e reformas em comarcas de todas as regiões baianas e a realização de concurso com nomeação imediata de novos servidores contratados por mérito, entre outras conquistas.

A presidente eleita, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, elogiou a nova estrutura. “A gente prima pelo bom serviço e a ampliação do antigo espaço é um avanço”, destacou, ao inaugurar a obra, lado a lado com o presidente.

Desembargadora desde 2002, a magistrada Sílvia Zarif disse que já era tempo de o tribunal construir o novo espaço. “Temos de parabenizar o desembargador por ter conseguido construir com recursos próprios, em uma época tão difícil”, disse.

Reforço estrutural

O Tribunal Pleno é o órgão máximo de correição dentro da estrutura hierárquica do Tribunal, com competência jurisdicional e administrativa. É no Tribunal Pleno que são tomadas as principais decisões do Segundo Grau pelos desembargadores.

A inauguração do Pleno repercutiu positivamente na comunidade do Poder Judiciário. O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Olegário Monção Caldas, considerou a obra “bem-vinda, pois era necessária a estrutura maior para comportar o crescimento da Corte”.

O responsável pela construção, Ruy Santos Neto, da empresa Medeiros Santos, disse que o maior desafio dos engenheiros foi o reforço estrutural. “Concretamos pilares e reforçamos desde a fundação, para suportar as mais de 200 toneladas, só de aço”, disse.

Tecnologia

Cerca de 120 homens trabalharam no Pleno, que ganhou sistema de som, refrigeração e acústica com tecnologia mais moderna. Nesta sexta-feira (22), será realizada a primeira sessão programada para o novo equipamento.

Entre as autoridades presentes, estavam o capitão de corveta Cláudio Sanches, representando o vice-almirante Cláudio Viveiros, pela Marinha; o major Anderson Souza, da Aeronáutica; e o capitão do Exército, Matheus Musse.

Também participaram da solenidade o procurador de Justiça adjunto Geder Luiz Rocha Gomes, representando o procurador-geral de Justiça; o procurador do Estado, Paulo Emílio Nadier Lisboa, representando o procurador-geral do Estado; e o tenente coronel da Polícia Militar, Paulo Henrique Guimarães, representando o comandante-geral.

Confira imagens da inauguração

Loading Images
wpif2_loading
Eserval Rocha e Maria do Socorro Barreto Santiago
Inauguração do salão do Tribunal Pleno do TJBA (1)
Inauguração do salão do Tribunal Pleno do TJBA
Inauguração do salão do Tribunal Pleno do TJBA (4)
Salão do Tribunal Pleno do TJBA
Salão do Tribunal Pleno do TJBA
Salão do Tribunal Pleno do TJBA

Outras publicações

PT baiano empossa nova executiva PT baiano tem oficialmente um novo presidente. O PT baiano tem oficialmente um novo presidente. A cerimônia de posse do presidente eleito Everaldo A...
Turismo promove a Bahia para uruguaios em Montevidéu Vista aérea de Salvador. A companhia aérea Gol fará um voo por semana entre Montevidéu e Salvador (Bahia) a partir de 7 de janeiro de 2017. Em carát...
Toque de Acolher apreende adolescente que traficava por incentivo da mãe no interior da Bahia Agentes de Proteção á Infância e Juventude da Comarca de Santo Estevão aprenderam na madrugada de ontem (16/01/2011), um menor infrator de 15 anos, ac...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br