Governo do Estado leva atrações e serviços para Caminhada Raízes da Bahia

Caminhada Raízes da Bahia ocorre em Salvador.

Caminhada Raízes da Bahia ocorre em Salvador.

Evento acontece na tarde deste domingo (25/01/2016), no Dique do Tororó, em Salvador com participação de mais de 1.200 artistas populares. Além de assistir ao desfile de diferentes manifestações culturais de Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo e Baixo Sul, o público da Caminhada Raízes da Bahia que acontece neste domingo (dia 24 de janeiro de 2016), no Dique Tororó, poderá participar de um aulão de dança afro, de uma Feira de Economia Solidária e ainda levar para casa um turbante já confeccionado, item em alta neste verão. Essas e outras atividades serão realizadas por órgãos do Governo do Estado, um dos promotores do evento, que vai reunir mais de 1.200 artistas populares na capital baiana.

As ações do governo vão acontecer no início da tarde, antes da caminhada, marcada para as 16h. Um dos destaques é a Feira de Economia Solidária coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre) que vai reunir oito empreendedores em barracas de comercialização de artesanato e alimentos. Em outra ação, 30 catadores de cooperativas parceiras da Setre, distribuídos ao longo do percurso, vão recolher resíduos sólidos, como latinhas de alumínio e material PET descartados pelo público. O material será reciclado, gerando renda para os catadores e suas famílias.

O “aquecimento” para o Carnaval estará garantido através de um aulão de dança afro, ministrada por Tatiana Campelo, dançarina e professora da Fundação Cultural da Bahia, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado. Já para a Caminhada, a Secult levará uma prévia do Carnaval, com a ala Ouro Negro, do qual participam os principais blocos afro e afoxés do estado.

Quem quiser aderir à moda dos turbantes poderá ter seu confeccionado em um stand montado pela Secretaria de Educação do Estado. As peças serão produzidas para o público, sem nenhum custo, por representantes dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), da SEC.

Antecipando uma ação que será realizada no Carnaval de Salvador, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial vai levar para Caminhada Raízes da Bahia o serviço itinerante do Centro de Combate ao Racismo de Intolerância Religiosa Nelson Mandela. Uma equipe do centro vai circular entre o público presente com formulários para identificar vítimas discriminação. Os técnicos também vão oferecer orientação para quem deseja fazer algum tipo de denúncia de preconceito racial.

Ao fim da Caminhada, que contará com quadrilhas, fanfarras, samba de roda, grupo de mascarados e de ternos de reis, o público poderá assistir ao show de encerramento, com as Ganhadeiras de Itapuã, grupo tradicional que, em 2015, foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira. A programação tem ainda opções gastronômicas da Praça de Food Trucks, com diferentes opções de pratos, lanches e bebidas.

Outras publicações

Bahia – Eleições 2014: Geddel, ACM Neto e Paulo Souto juntos na Barra em Salvador Geddel Vieira Lima e Paulo Souto. Oposição tenta aparentar unidade, mas disputa por cabeça da chapa pode levar a ruptura. O peemedebista, Geddel Vie...
Prorrogado prazo de validade de concurso para Polícia Militar O Governo da Bahia prorrogou por doze meses - até 22 de julho de 2011 - o prazo de validade do concurso para soldado e bombeiro da PM, com oferta de 3...
Qualifica Bahia promove capacitação em fotografia no Candeal Setre realiza curso profissionalizante de iniciação à fotografia através do projeto Qualifica Bahia. Com uma simples câmera fotográfica é possível r...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br