Feira de Santana: após 30 anos, Festa de Lavagem da Matriz volta a acontecer

Vista aérea da Igreja Metropolitana de Santana e Praça Padre Ovídio, da cidade de Feira de Santana.

Vista aérea da Igreja Metropolitana de Santana e Praça Padre Ovídio, da cidade de Feira de Santana.

Quase trinta anos após a realização anterior, Feira de Santana vai vivenciar neste domingo (31/01/2016), a experiência da “Lavagem da Praça da Matriz”, seguindo uma tradição que remonta ao passado da cidade, trazendo lembranças que marcaram uma época, conforme recorda o ex-vereador Antônio Renildo Brito dos Santos.

“Essa é uma festa que está sendo resgatada graças ao reconhecimento da sua importância pela Câmara Municipal que, há oito anos aprovou um projeto de nossa autoria contemplando a volta do festejo e o apoio do prefeito José Ronaldo que sancionou a lei”, explica.

Por tradição, as pessoas vão vestidas de branco, a cor da paz e que no sincretismo religioso representa a cor de Oxalá. Um dos momentos mais esperados, por aqueles que estavam com saudade da “Lavagem”, é a reunião das baianas que chegam com seus vasos nos ombros e na cabeça e ao som de palmas, cantos e toques de percussão realizam a lavagem do átrio (Pátio de entrada) da igreja.

Após a lavagem os participantes são homenageados pelas baianas que jogam sobre as pessoas que estiverem próximas a elas, muita água de cheiro.

“Vamos retomar o evento em grande estilo para que novamente se consolide no calendário das festas populares de Feira de Santana”, ressaltou Geórgeton Rios, um dos integrantes da comissão organizadora que conta ainda com Marialvo Barreto, Vilma Soares, Iramá Lima, o jornalista Reginaldo “Tracajá” Pereira, entre outros.

Percurso

O roteiro começa às 10:00 horas no estacionamento da prefeitura, local da concentração inicial. A caminhada percorrerá a rua Olímpio Vital até o retorno em frente ao terminal central, depois no sentido contrário da mesma via, até a rua Conselheiro Franco com destino às praças Padre Ovídio e Monsenhor Renato de Andrade Galvão.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br